O planejamento de comunicação é tão importante quanto qualquer outro plano de uma empresa. Afinal, é por meio dele que serão definidos os canais de comunicação e a forma com que cada um auxiliará a companhia.

Infelizmente, muitos empresários não dão a devida atenção à sua elaboração e, muitas vezes, o deixam de lado, por não acreditarem que seja algo necessário. Mas esse é apenas um dos erros que podem ocorrer durante o planejamento da comunicação de uma marca.

Quer conhecer 6 das falhas capazes de comprometer o marketing de uma organização? Continue a leitura!

1. Ignorar o planejamento de comunicação

Sem dúvidas, esse é o maior erro que um empresário pode cometer. Isso porque o planejamento de comunicação de uma empresa é essencial para estabelecer os métodos de divulgação que serão empregados.

E, sem um planejamento devidamente estruturado, a comunicação ficará confusa e desalinhada. Isso dificultará seu reconhecimento por parte dos clientes, que, consequentemente, comprarão dos concorrentes.

A comunicação cuida da imagem da empresa e transmite credibilidade. Então, invista uma parte de seu tempo em pesquisas para a criação de um planejamento estratégico, analisando o público-alvo e elaborando ações que auxiliem no aumento das vendas.

2. Estabelecer objetivos confusos e irreais

Outros erros bem comuns na elaboração desse tipo planejamento são a falta de clareza na definição de um objetivo e o estabelecimento de metas irreais. Todos querem aumentar as vendas em 200%, mas nem sempre isso é possível.

O primeiro passo para não cometer esse equívoco é pensar em um objetivo da maneira mais específica possível. Atrair mais clientes é um objetivo válido, mas vamos analisar um pouco mais: qual porcentagem de consumidores você deseja atingir? Quais canais serão utilizados?

Somente com essas duas perguntas, já podemos refinar o objetivo: aumentar a atração de clientes pelos canais digitais em 10%. Esse sim é um objetivo claro.

Ao definir metas (que são diferentes do objetivo), é preciso ser realista! Analise o cenário interno e externo da empresa, veja se é possível executá-las e quanto tempo será preciso para isso. Nessa definição, também é necessário ser ousado, pois metas muito baixas não são desafiadoras.

3. Definir o público de maneira incorreta

É aqui que ocorre a maior parte dos erros em um planejamento de comunicação. É comum que as empresas não tenham uma definição exata de quem são seus públicos prioritários e digam que qualquer um que tenha dinheiro pode fazer parte dele.

É claro que, ao executar uma ação de comunicação, você pode acabar atingindo diversos públicos, cada um com seu perfil específico. Mas sempre haverá aqueles clientes que são mais importantes para o negócio do que os demais.

E, para definir corretamente esses indivíduos, é preciso pesquisar. Não tem outro jeito. Então, não adianta inventar desculpas: faça um levantamento do perfil do atual público, encontre aquele que mais se aproxima de um “cliente ideal” e entenda suas necessidades, seus gostos, seus costumes e seus modos de pensar e agir.

Contar com um sistema que registre todas essas informações (CRM — Costumer Relationship Management) ou similares é muito importante. Se você não tem um, está na hora de adotá-lo na rotina de trabalho.

4. Criar ações sem verba definida

Ao criar ações de comunicação para uma companhia, surgem diversos tipos de ideias, mas é preciso analisar a viabilidade de cada uma delas e a verba disponível. De nada adianta pensar em ações mirabolantes se a empresa não tem recursos suficientes para executá-las.

Para evitar o cancelamento de ações ou gastar muito além do que se pode, é preciso determinar um valor máximo para ser investido em comunicação. Distribua-o de forma racional entre as diversas iniciativas.

Além da definição, é muito importante que se faça o controle de tudo o que é investido para, no final, avaliar qual foi o retorno sobre o investimento (ROI). Isso porque é por meio dele que você poderá avaliar os resultados e a efetividade de cada ação.

5. Negligenciar a avaliação dos resultados

De que adianta gastar uma grande quantidade de seu tempo montando um planejamento de comunicação, se você não avalia os resultados? Pois saiba que é comum que executem um planejamento completo e se esqueçam de avaliar quais foram os resultados obtidos.

Para não cometer esse erro, é preciso determinar, durante a elaboração do planejamento, quais serão os indicadores de performance (KPIs) a serem avaliados. Utilizando o objetivo que citamos acima, é preciso verificar quantas pessoas entraram em contato ou realizaram uma compra a partir dos canais digitais da companhia.

Você pode usar ferramentas de web analytics, como o Google Analytics e o Moz Analytics, para determinar qual o volume de novos clientes e quais foram os canais que os levaram até a empresa.

Essa avaliação não deve se restringir ao final das ações. Ela deve ocorrer, também, durante a sua execução, a fim de verificar erros e permitir correções. Evita-se, assim, a perda de verbas com ações de baixo ou nenhum resultado.

6. Abandonar o planejamento

Agora que você sabe quais erros não cometer e já montou um planejamento de comunicação de qualidade, é preciso compartilhá-lo com sua equipe. É importante que todos compreendam seu objetivo e qual a responsabilidade de cada um para que ele aconteça.

Muitas vezes, o planejamento é esquecido e abandonado no meio do caminho, mas saiba que, se isso acontecer, você só perdeu tempo! Acompanhe cada ação executada e cobre os responsáveis por suas tarefas, pois um depende do outro para que tudo dê certo.

Preparar um planejamento de comunicação não é uma tarefa simples e rápida, pois requer uma boa dose de dedicação e muita pesquisa. Se você ainda acredita que isso não é válido para a empresa em que trabalha, saiba que os concorrentes, certamente, estão se planejando.

Você quer ficar para trás? Acreditamos que não! E não pense que esse planejamento se aplica somente a grandes corporações: independentemente do tamanho, é preciso planejar a comunicação de uma empresa. E, se tiver dificuldades, contrate uma agência especializada para auxiliá-lo!

Agora é a sua vez! Invista no planejamento de comunicação da empresa e compartilhe suas experiências ou dificuldades nos comentários. Até a próxima!