De fato, os últimos anos foram marcados por mudanças significativas no relacionamento entre empresas e clientes. O avanço da tecnologia trouxe um poder de comunicação muito forte, fazendo com que as pessoas busquem uma relação quase pessoal com as marcas.

Nesse contexto, fazer o uso correto das redes sociais e outras ferramentas tecnológicas faz toda a diferença ao se relacionar com o cliente. Por isso, no artigo de hoje vamos explicar o que é marketing de relacionamento 2.0, seus principais benefícios e como aplicar a estratégia na sua empresa. Boa leitura!

O que é o marketing de relacionamento 2.0?

O marketing de relacionamento é um conjunto de ações que têm como objetivo fidelizar os clientes, criando uma relação duradoura e positiva para ambas as partes.

Seu conceito surgiu por volta dos anos 90, quando as empresas começaram a entender que investir apenas na divulgação de produtos não era mais o suficiente para garantir bons resultados.

Nos últimos anos, contudo, com o avanço da tecnologia, da internet e das mídias sociais, vemos surgir o marketing de relacionamento 2.0, que trouxe essa relação para o ambiente online.

Para promover uma comunicação mais próxima com o cliente, são utilizadas diversas ferramentas, como blogs, redes sociais, e-books, vídeos, infográficos, transmissões ao vivo, entre outras.

Mas essa estratégia visa mais do que conquistar vendas. Sua ideia é fazer com que os clientes sejam verdadeiros fãs da marca, contribuindo com feedbacks, se interessando pelos novos lançamentos e ajudando a fortalecer a imagem da empresa no mercado.

Quais são os principais benefícios?

Agora que você conferiu o que é marketing de relacionamento 2.0, vejamos os seus principais benefícios:

Conhecimento sobre o público-alvo

Antes da “era 2.0”, conhecer o público-alvo era um trabalho que exigia muitos formulários, pesquisas de mercado e investimento de tempo e dinheiro na análise dos dados. Já com as redes sociais e outros canais na internet, ficou mais fácil interagir com as pessoas, o que possibilita uma percepção maior das necessidades do cliente.

Além disso, as ferramentas de automação de marketing ajudam a reunir um grande volume de dados, como número de pessoas que acessaram o site, abriram um e-mail, baixaram algum material, entre outras ações.

Com essas informações, as empresas podem aprimorar suas estratégias, melhorar seus produtos e conquistar mais vendas.

Diversidade de ações

O marketing de relacionamento tradicional, geralmente, se resume a algumas ações como entrega de brindes em datas comemorativas e realização de eventos. Apesar de muito eficaz, promover esse tipo de contato exige um grande investimento financeiro e pode limitar o alcance de clientes.

Agora, ao se relacionar com as pessoas no ambiente online, é possível atuar em vários outros canais, como e-mail marketing, Facebook, Twitter, Instagram, blogs, sites, entre outros. E, além de terem uma abrangência muito maior do seu público-alvo, essas ações têm um ótimo custo-benefício.

Fortalecimento da marca

A comunicação se tornou muito mais rápida e democrática com a internet. Afinal, hoje todos podem compartilhar suas opiniões e influenciar nas escolhas das pessoas. Diante desse novo comportamento, as empresas precisam mostrar diferenciais que tragam um destaque positivo no ambiente online.

Os clientes que têm uma boa relação com a empresa, além de contribuírem para um bom faturamento, viram verdadeiros defensores da marca. E esse marketing “boca a boca” ajuda a trazer autoridade para o negócio, fortalecendo a imagem da empresa no mercado.

Como aplicar na minha empresa?

O primeiro passo é analisar o perfil do seu cliente e como ele costuma se comportar na internet.

Ele utiliza muito as redes sociais? Costuma receber e-mails de empresa? Realiza muitas pesquisas antes de fechar negócio? Essas são informações relevantes para começar a criação da sua estratégia. Veja, a seguir, algumas práticas utilizadas pelas empresas:

Invista no conteúdo

Independentemente do seu segmento de negócio, um conteúdo elaborado sempre será um ponto de destaque na comunicação com o cliente na internet. Para isso, desde o site até as redes sociais, é necessário que exista um padrão de linguagem de acordo com o seu público-alvo.

Um dos fatores que mais influenciam a fidelização dos clientes é o valor que eles enxergam no relacionamento com a empresa, e o conteúdo pode ajudar nesse sentido. Então, identifique quais são as maiores necessidades dos seus clientes e crie um blog que os ajudem a solucionar as principais dúvidas.

Se a sua empresa é da indústria pecuária, por exemplo, é interessante criar um post explicando quais são as partes do boi, as diferenças entre cada uma delas, como o seu preço é definido etc. Além do blog, é possível utilizar vários formatos de conteúdo, como vídeos, e-books, infográfico, entre outros.

Tenha uma identidade visual

Comunicar-se com o cliente não envolve apenas conteúdo escrito, mas também uma identidade visual bem definida. Essa característica ajuda a destacar a sua empresa da concorrência, além de refletir quais são os valores e propostas da marca.

Uma agência de design pode ajudar a padronizar sua comunicação visual, passando mais credibilidade ao cliente e melhorando a experiência com a sua empresa na internet.

Use as redes sociais para se aproximar do cliente

De acordo com uma pesquisa realizada pela comScore, somos o país mais conectado às redes sociais no mundo. A popularização dos smartphones fez com que as pessoas pudessem passar mais tempo conectadas, produzindo e consumindo informações o tempo todo.

Diante dessa realidade, é fundamental que as empresas estejam presentes nesse canal, oferecendo conteúdo de qualidade, trocando informações com o cliente e promovendo um relacionamento mais próximo entre o público e a marca.

Conte com a ajuda de uma agência especializada

Como toda estratégia, o marketing de relacionamento 2.0 exige um investimento de tempo para começar a trazer retorno. Além disso, é importante que existam pessoas dedicadas a produzir conteúdo, cuidar da parte visual, coletar e analisar dados, entre outras atividades.

Dedicar uma equipe interna para esse trabalho nem sempre é uma opção viável para as empresas, já que demanda espaço físico e reestruturação dos colaboradores. Dessa forma, a melhor alternativa para conquistar bons resultados é contar com uma agência especializada.

Sem dúvida, essa parceria pode garantir uma redução de custos e economia de tempo, além de agilizar o aparecimento dos resultados.

Investir no relacionamento com o cliente na internet ainda pode ajudar a sua empresa a se destacar da concorrência e fortalecer a imagem da marca. E, para estimular essa interação, é importante estar atento às novas estratégias e conhecer as necessidades do seu cliente.

Enfim, gostou deste artigo? Agora que já sabe o que é marketing de relacionamento 2.0 e qual é sua importância, aproveite para conferir também como a sua empresa pode ter uma estratégia de marketing digital eficiente!