O agronegócio vive um bom momento no Brasil. De acordo com projeções realizadas pelo Banco Santander, o setor será o responsável por metade do crescimento econômico do país em 2017. Essa é uma boa notícia para as empresas do segmento, mas também acende um alerta: como se destacar da concorrência?

O seu público-alvo está na internet pesquisando as opções do mercado, e para que a sua empresa não passe despercebida é necessário agir. Neste artigo, vamos mostrar alguns motivos da importância do marketing no agronegócio. Acompanhe!

Por que é necessário investir no marketing no agronegócio?

Independentemente do segmento, o investimento na comunicação digital é muito importante, mas o setor agrícola possui algumas especificidades. Confira os principais motivos para investir nessa estratégia:

Melhor segmentação do público-alvo

Não é segredo que a escolha certa do público-alvo em uma campanha de marketing é um dos fatores para o seu sucesso. Quando a divulgação é realizada por meio de algumas mídias tradicionais, como outdoors, rádio e TV, fica difícil terminar que vai consumir aquele conteúdo. Ou seja, o investimento pode não ter o retorno esperado.

Ao investir na comunicação no meio digital, as ferramentas utilizadas permitem uma melhor segmentação do público-alvo. Ao utilizar o Facebook Ads ou Google Adwords, por exemplo, é possível determinar qual será a localização do anúncio, a faixa etária das pessoas alcançadas, o sexo, entre outras informações importantes.

Mensuração dos resultados

A mensuração dos resultados sempre foi um desafio nas campanhas de marketing. As empresas nunca conseguem identificar com precisão qual a porcentagem de clientes que são conquistados por meio de anúncios nas mídias tradicionais.

Com o marketing digital, quase todas as estratégias possibilitam mensurar os resultados com exatidão. Por exemplo: é possível identificar quantas pessoas viram um anúncio no Facebook e qual a porcentagem delas que efetivamente clicaram. Esses dados são muito importantes para realizar ajustes e otimizar a divulgação da empresa.

Aumento da visibilidade da marca no mercado

Se destacar entre a concorrência é muito importante para as empresas de agronegócio, mas existe outro motivo para aumentar a visibilidade da marca no mercado. De acordo com especialistas, o Brasil possui um alto potencial de produção agropecuária e pode alcançar uma fatia maior no faturamento mundial do setor, estimado hoje em U$$ 15 trilhões.

O país ainda não alcançou melhores resultados por conta do baixo investimento em marketing no agronegócio, principalmente na comunicação no ambiente online. É importante que as empresas percebam que o avanço tecnológico e das mídias sociais trouxe essa necessidade e que comecem a investir o quanto antes.

Melhor relacionamento com o público-alvo

Para ser lembrado pelo seu público-alvo, é importante estar nos canais utilizados por ele. De acordo com a pesquisa de hábitos do produtor rural da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), 42% dos agricultores e pecuaristas costumam usar a internet. Destes, 77% acessam as redes sociais, sendo que as mais usadas são o WhatsApp (96%), o Facebook (67%) e o YouTube (24%).

Colocar em prática todas as ações necessárias para alcançar bons resultados exige conhecimentos em marketing agrícola, além de tempo hábil e ferramentas de automação do processo. Contar com a ajuda de uma agência de comunicação integrada representa um ótimo custo-benefício, já que esse serviço oferece todas as estratégias e a garantia de retorno.

O marketing no agronegócio é necessário para que as empresas do segmento possam se relacionar melhor com seu público-alvo e conquistar mais espaço no mercado nacional e internacional. Neste artigo, mostramos alguns motivos para investir nessa estratégia.

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