O marketing de conteúdo é um método que se baseia na criação de diversos tipos de conteúdos relevantes para determinados perfis de clientes, também conhecidos como personas, ou buyer personas, geralmente com o objetivo de atrair, reter, fechar negócios e encantar clientes.

Especialmente para os mais jovens, os chamados millennials, ou geração Y, conteúdos publicitários já não são atrativos. Além desses jovens os ignorarem, instalam programas que conseguem bloquear esses anúncios.

Em tempos como esses, o marketing de conteúdo tem se mostrado ainda mais eficiente na promoção da marca e engajamento com os seus seguidores.

Saiba agora como você pode aplicar as melhores práticas na sua empresa e chamar a atenção das suas personas. Boa leitura!

 

Como fazer sua marca chegar ao público?

O marketing de conteúdo é uma das formas mais inovadoras de engajar e cativar pessoas na internet.

Por meio dele, é possível obter tráfego grátis, estudar o mercado e, até mesmo, reposicionar uma marca no mercado, a fim de alcançar novos clientes, diferenciar-se dos concorrentes e fazer com que o negócio acompanhe a nova dinâmica do mercado.

Ao investir em ideias como um blog da empresa, um canal no Youtube, uma pequena revista impressa ou mesmo simples e-mails, você pode garantir que a sua marca não fique ultrapassada, transformando a percepção do público ao seu respeito.

No entanto, para criar e executar uma estratégia de marketing de conteúdo, você deve começar do início: entendendo a(s) sua(s) persona(s) e criando um planejamento.

 

Como fazer um planejamento de conteúdo?

O primeiro passo é definir a sua persona, ou seja, o seu perfil de cliente ideal. Sua idade, cidade, gênero, preferências e interesses moldarão o tom e a forma como se deve criar o conteúdo.

Para essa definição, você pode utilizar questionários, dados demográficos, entrevistas, estudos sobre os concorrentes, redes sociais e outras fontes de análise de dados, como o Google Analytics.

Após montar um ou mais perfis de personas, é hora de planejar e começar a colocar em prática o marketing de conteúdo, que se inicia com um mapa: documento que planeja os materiais, formatos e canais que serão utilizados.

Ser consistente é uma das principais regras para o marketing de conteúdo funcionar. Isso agrada não só os seus seguidores como, também, os algoritmos das principais redes sociais.

Seja frequente na produção, relacione-se com os seguidores e fãs, utilize chamadas interessantes em suas publicações para atrair atenção, elabore um conteúdo de valor e estimule seu público a interagir.

Inclua, no seu planejamento, métricas de engajamento, tais como número de seguidores, likes e compartilhamentos, mas entenda que elas não medem resultados de negócio.

Utilize uma planilha ou sistema para registrar os formatos, horários de publicação, canais (Instagram, Facebook, Blog etc.) e demais fatores, a fim de entender o tipo de conteúdo preferido por seu público e fazer otimizações sempre que necessário.

 

Como engajar o público com marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é extenso, leva tempo e, sobretudo, requer consistência. Se você não tem a equipe, o tempo, ou a expertise necessária para fazer internamente, considere terceirizar a produção para uma empresa que você possa acompanhar de perto e com a qual possa manter um bom relacionamento.

Valor

O fator mais importante para angariar um público fiel que vai curtir, comentar e compartilhar as suas publicações é oferecer um real valor a ele.

O seu marketing de conteúdo deve ser verdadeiro e ajudar a persona de alguma forma, ainda que seja apenas entretenimento.

Se você fornece produtos ou serviços ao setor agrícola, por exemplo, e quiser educar o seu público, priorize conteúdos do tipo “O Que Plantar na Agricultura Familiar” ou “Como Criar uma Cooperativa de Agricultura Familiar” em detrimento de conteúdos como “Saiba como a nossa empresa pode ajudar a sua” ou semelhantes.

Dessa forma, a sua empresa conseguirá um novo público para inspirar, a um custo muito baixo e que, caso as conversões sejam trabalhadas com eficiência, renderá novos clientes.

Comunidade

Outra forma de obter altos níveis de engajamento na internet é criar um sentimento de comunidade. Isso pode ser feito por meio de grupos no Facebook e WhatsApp, por exemplo.

Dizem por aí que todo mundo quer se sentir parte de algum lugar. A boa notícia é que o marketing de conteúdo é ótimo para isso.

Utilizando o mesmo exemplo anterior, a empresa poderia criar um grupo fechado para todos os assinantes da Newsletter do site, onde só quem é inscrito receberá importantes atualizações do mercado, novidades do setor agrícola, descontos em produtos para agropecuária etc.

É importante, também, permitir que as pessoas comentem, postem suas dúvidas e interajam entre si para formar, verdadeiramente, uma comunidade de troca de informações.

Influência

Ações de marketing vinculadas aos influenciadores digitais têm se mostrado muito interessantes. A prática acontece ao entrar em contato com alguém que tenha um público grande e engajado com o seu nicho. Os pagamentos, em geral, são feitos em dinheiro ou em produtos e serviços.

Utilizando o mesmo nicho dos exemplos anteriores, uma empresa fornecedora de produtos para agricultura poderia buscar alguém que tenha um grande número de seguidores nas redes sociais e, em seguida, oferecer produtos ou descontos em parceria ou, inclusive, propor patrocinar a produção de um vídeo.

Todavia, é preciso ficar atento: nem todos os produtores de conteúdo online podem ser considerados influenciadores digitais. Pesquise muito sobre o influenciador, seu engajamento e se seus seguidores e fãs são, de fato, pessoas reais.

Redes Sociais

Instagram, Facebook e LikedIn são apenas algumas das redes sociais mais conhecidas e utilizadas pelos brasileiros. Por isso, nelas os conteúdos têm mais engajamento.

Utilizando as métricas de engajamento e sistemas ou planilhas, você conseguirá perceber que tipo de conteúdo e canal o seu público aprova, após ter estudado a sua persona e identificado onde ela está.

O conteúdo pode ser criado em vídeos, fotos, infográficos e até lives (vídeos ao vivo), que, ultimamente, tem se tornado mais populares e apresentam altas taxas de engajamento, uma vez que as pessoas podem fazer perguntas e interagir com a sua empresa em tempo real.

Inspiração

Inspirar pessoas, compartilhando seus valores e suas visões, é ótimo para engajar o seu público. Imagens com citações, vídeos com histórias emotivas ou de importância socioambiental significam, basicamente, utilizar o revolucionário conceito de storytelling a seu favor.

Autoridade e Relacionamento

Outra dica é tentar estabelecer uma autoridade no seu nicho. Quando o público tem a sua marca como a especialista no assunto, ele demonstra uma probabilidade maior de responder positivamente às suas estratégias de marketing de conteúdo, indicar a amigos e procurar-lhe sempre que tiver dúvidas sobre algum assunto.

Agora que você já sabe a importância de se adotar uma estratégia de marketing de conteúdo para engajar o seu público, confira quais são as 5 tendências de marketing digital que você deve acompanhar em 2018.