Apesar do termo ser de difícil tradução literal, Growth Hacking é um conjunto de técnicas de marketing digital cuja metodologia é muito utilizada em startups. E o motivo disso é claro: as ações por trás da estratégia têm o objetivo de promover o rápido crescimento de empresas.

Você pode achar o nome um pouco estranho devido à semelhança com a palavra Hacker, um invasor de sistemas e computadores. Mas, na verdade, o significado do termo é entender por completo como algo funciona e utilizar suas brechas e oportunidades para promover melhorias.

O termo foi criado pelo empresário americano Sean Ellis e, basicamente, pode ser definido como um marketing digital orientado a experimentos. A ideia por trás do conceito é criar vários testes e fazer com que empresas cresçam de forma rápida, escalável e a baixos custos.

Os profissionais que seguem esse método são chamados de growth hackers. Saiba mais sobre como eles podem lhe ajudar a projetar sua marca no mercado e criar autoridade em pouco tempo.

Por que contar com um growth hacker?

Um profissional que conhece e utiliza o marketing digital, implementando testes A/B constantes, com certeza é um parceiro valioso para o seu negócio, sendo responsável por conseguir conectar os seus produtos e serviços ao público ideal repetidamente.

Você sabe o que significa escalável? Quer dizer que as técnicas de sucesso podem ser replicadas nas futuras campanhas da empresa. Isso não significa, porém, que o growth hacker deve ser um freelancer que vai configurar uma campanha e nunca mais dar um feedback.

O relacionamento com o profissional deve ser contínuo. Como o próprio nome já diz, é preciso experimentar constantemente, e isso fará com que a empresa aperfeiçoe as segmentações e os resultados sejam cada vez maiores a custos menores.

Para projetar a empresa no mercado o growth hacker precisa estudar as oportunidades e novidades constantemente, entender as personas da empresa, conhecer os concorrentes e saber como atrair, converter, vender e encantar os seus clientes.

Já citamos como a técnica é importante e tem ajudado o universo de startups, mas o desenvolvimento de novos mercados não é sua única finalidade. Se sua empresa é mais tradicional, mas já reconhece que precisa inovar e reposicionar sua marca, o growth hacker também é o profissional mais indicado para isso.

Ele fará todo o trabalho de branding, estudará as redes sociais, o que tem dado certo para os concorrentes, a viabilidade de implementação de marketing de conteúdo, entre outras soluções. O objetivo é ajudar a sua empresa a se destacar entre tantas outras. Inovar é possível mesmo para as marcas mais antigas, acredite!

O que esperar do profissional ou agência?

Bem, como explicamos, o Growth Hacking exige testes constantes e essa é a parte mais importante do trabalho do profissional ou da agência. O primeiro passo deve ser a criação de análise e planejamento estratégicos dos trabalhos que serão desenvolvidos.

Para isso, ele deve avaliar as mais diversas e atuais soluções no mercado digital e criar um plano de ação, calendário e testes A/B para cada uma das estratégias. Esses testes são basicamente duas versões ou mais de um mesmo conteúdo. Por exemplo: dois e-mails exatamente iguais com assuntos diferentes, duas campanhas idênticas com landing pages variadas e anúncios para um mesmo produto nos quais a única diferença é a imagem.

Criando experimentações como estas, ele conseguirá mensurar, por meio de métricas ou indicadores de performance, também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators), qual campanha mostrou melhores resultados.

Depois disso, otimizará as demais campanhas, inclusive as que tiveram menor performance, para igualar os resultados e, assim, melhorar cada vez mais. Isso fará com que a empresa lucre mais, aproveite mais oportunidades e gaste menos.

A técnica exige criatividade, entendimento das pessoas e das tecnologias utilizadas. O processo de growth hacking consiste na geração de ideias, definição de prioridades, condução de testes, mensuração, aprendizado e otimização. Tudo isso deve ser documentado, pois é um ciclo de melhoria contínua.

Como interpretar os resultados para tomar decisões?

Sabemos que a tomada de decisão é um processo complexo, por isso, a utilização de dados, relatórios e estatísticas é a melhor forma de guiar as estratégias de sua empresa e evitar os “achismos”. O Growth Hacking torna isso muito mais simples.

Para compreender os resultados das campanhas e dos testes é preciso mensurar e comparar com o histórico do que já foi realizado ou com as médias de mercado, se houver acesso a essa informação. Lembre-se: todo o processo é documentado para que você, gestor, consiga entender o que mudou entre uma ação e outra.

O growth hacker estuda os dados para entender as mudanças que cada atividade promove e o que elas significam. Se a mudança de cor de um botão no site gera uma redução na taxa de clique, é preciso analisar: será que não há contraste com o fundo? Ou o novo estilo simplesmente afasta o usuário?

Vamos a um exemplo real. A Resultados Digitais é uma empresa que fornece um software de automação de marketing e eles realizaram um teste A/B em uma de suas landing pages. Em resposta a uma sugestão, o campo “telefone” foi removido de um formulário e, com isso, obtiveram um aumento de 167% em conversões, ou seja, mais pessoas passaram a enviar suas respostas porque não tinham de inserir um número para contato.

O número de telefone é uma informação valiosa e nem todo lead está disposto a fornecê-la, portanto foi isso que a Resultados Digitais percebeu no estudo. Note que nenhum outro campo foi alterado, o que é muito importante. Assim, é possível identificar com mais facilidade o que gera mais ou menos resultados para a empresa.

Se você deseja inovar no mercado e atualizar a marca da sua empresa com Growth Hacking, considere contratar os serviços de uma agência especializada. Se você não tem expertise, contar com um time de parceiros profissionais lhe ajudará a obter melhores resultados, escaláveis, rápidos e a custos baixos com a ajuda da internet.

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