Quem nunca pegou o celular e pesquisou no Google para tirar a dúvida que surgiu numa conversa entre amigos? Ou buscou informações na internet sobre um bar ou restaurante para jantar? O buscador já virou nosso consultor pessoal!

Por isso, as empresas estão atentas à importância de aparecer nessas buscas, pois é lá que os consumidores estão pesquisando sobre o seu mercado. Só que, para melhorar seu posicionamento nos resultados do Google, elas precisam saber o que é SEO.

Se você também quer saber, acompanhe este post para entender melhor o que é e quais são as vantagens dessa estratégia.

O que é SEO?

SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca. A expressão se refere ao conjunto de estratégias para melhorar o posicionamento orgânico de um site nos buscadores, como Google e Bing.

Quando essas estratégias alcançam um bom resultado, o usuário que pesquisar no Google por uma palavra-chave relacionada ao site deverá vê-lo nos primeiros resultados.

Quais as vantagens do SEO para uma empresa?

Agora que você já entendeu o que é SEO, talvez se pergunte: “mas vale a pena?”. Estar nos primeiros resultados orgânicos do Google traz diversos benefícios para uma empresa. Entenda as principais vantagens:

Aumentar o tráfego do site

Diariamente, milhões de buscas são feitas no Google — muitas das quais são sobre o seu mercado de atuação. Então, você pode atrair vários visitantes para o seu site quando está bem posicionado no Google, já que os primeiros resultados recebem muito mais cliques que os demais.

Atrair visitantes qualificados

Quando um usuário pesquisa no Google, ele está buscando ativamente por uma solução para uma necessidade. Dessa forma, o SEO não só aumenta o tráfego, mas também atrai visitantes qualificados para o seu site, que são mais propensos a se tornarem clientes.

Ser encontrada organicamente

Estratégias de SEO não demandam investimento em mídia, como em links patrocinados. Ou seja, você pode ser encontrado por milhares de pessoas sem precisar pagar por isso (embora tenha outros possíveis custos indiretos, como terceirizar o serviço ou qualificar sua equipe).

Posicionar-se à frente dos concorrentes

Os resultados da busca podem ser entendidos como um ranking da concorrência do seu mercado. Quem aparece nas primeiras posições conquista a atenção, a confiança e o clique de um potencial cliente, deixando os concorrentes para trás.

Fortalecer a autoridade da marca

O site que aparece em primeiro lugar nos resultados é considerado pelo Google o mais qualificado para atender à busca do usuário. Portanto, quando você está lá, o usuário confia que a sua marca é uma autoridade no mercado, pois é quem mais entende do assunto.

Como fazer uma estratégia de SEO?

Para saber como fazer SEO, você precisa entender o Google. A intenção do buscador é sempre oferecer a melhor experiência de busca ao usuário. Por isso, ele quer entregar o melhor resultado para a pesquisa, em termos de conteúdo e de navegação da página.

Para isso, o buscador faz uma análise do site — tanto das suas páginas (SEO On Page), quanto das suas relações com outros sites (SEO Off Page).

SEO On Page

Nesse caso, você precisa cuidar de alguns elementos da página, como o uso de palavras-chave (no conteúdo, texto, título, intertítulos, URL, imagens e meta description), a velocidade de carregamento e o design responsivo para qualquer dispositivo.

SEO Off Page

Nessa análise, o que importa são os links que você recebe de outros sites. Portanto, você precisa conquistar links de páginas que tenham boa reputação e autoridade aos olhos do Google, pensando mais em qualidade do que em quantidade de referências.

Como dá para perceber, não é difícil saber o que é SEO, mas colocá-lo em prática exige alguns conhecimentos específicos. Por isso, para garantir bons resultados, você pode contar com a ajuda de uma agência especializada, que já tem experiência no assunto.

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