Ter uma marca forte é o desejo de todo empresário, porém, esse trabalho vai além do uso dos tradicionais canais de comunicação. O branding ambiental corporativo traz uma nova visão sobre a construção da imagem de uma empresa e passa a envolver os espaços físicos da corporação nesse processo de construção da marca.

Tradicionalmente os valores de uma empresa são transmitidos por ações de marketing, como propagandas em panfletos, outdoors, jornais e revistas impressos, rádio e TV, sites, blogs e mídias sociais.

Porém, uma marca ambiental precisa passar esses valores em outros campos de atuação do negócio.

O que é branding ambiental corportativo?

Seja no escritório ou nos estandes de vendas, o branding ambiental corporativo utiliza esses espaços para transmitir para colaboradores e visitantes o conceito da marca.

Um trabalho que para ser consistente envolve diferentes áreas do design: gráfico, de interiores, paisagístico, industrial e até mesmo arquitetura.

Dessa forma, esse trabalho busca comunicar de maneira efetiva e por meio da estética os valores, crenças e cultura corporativa no ambiente da empresa.

Além disso, é um mecanismo que ajuda a conectar emocionalmente clientes com a marca, estabelecendo um relacionamento ainda mais positivo.

Quais são as vantagens?

Separamos algumas razões para a sua empresa investir em branding ambiental corporativo. Confira os próximos parágrafos!

Transmitir conceitos e valores

Convenhamos, nem todos os colaboradores, clientes ou consumidores em potencial conhecem os valores ou a cultura corporativa do seu negócio.

Você pode colocar essas informações em seu site, nas redes sociais ou em quadros informativos no escritório. Mas não existe a garantia da transmissão da mensagem.

Ao inserir essas informações na construção do ambiente corporativo, a empresa consegue que os seus colaboradores e clientes visualizem seus conceitos e possam assimilá-lo com mais facilidade, o que traz ganhos para os processos de comunicação e relacionamento.

Criar espaços diferenciados

Muitos escritórios seguem um modelo padronizado: salas com cores brancas ou tons pasteis, salas ou divisórias individuais e pouca interação durante o horário de trabalho.

Com o branding ambiental é possível criar espaços com design diferenciado e que permita um novo conceito corporativo.

Dessa forma, pode ser desenvolvido um ambiente que beneficia o posicionamento da marca e ainda cria um local de trabalho mais humano e voltado para a construção de um relacionamento positivo entre empresa e colaborador.

Estimular a criatividade

Contar com um espaço diferenciado e que ajude a reforçar as relações interpessoais no ambiente de trabalho é uma forma de estimular a criatividade entre seus colaboradores. O escritório se torna mais charmoso, convidativo e interessante, o que torna o trabalho mais prazeroso.

Além disso, em um ambiente em que há troca de ideias e informações é mais fácil gerar insights e promover soluções criativas e colaborativas para as demandas da empresa e de seus clientes.

Como aplicar o branding ambiental corporativo?

Os benefícios do branding ambiental são inúmeros, mas não é um trabalho simples de se fazer.

Traduzir conceitos em uma construção ambiental e em sua decoração exige um grande esforço no entendimento da cultura empresarial e no desenvolvimento de estruturas para atender às demandas de um negócio.

Por isso, contar com um agência especializada em branding é uma saída interessante para contar com um trabalho de qualidade e que possa trazer os resultados esperados.

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