Você já percebeu que quem deseja se destacar no ambiente online precisa constantemente atualizar suas abordagens e estratégias, não é mesmo? Se sua empresa também se importa com sua visibilidade, saiba que a grande tendência no momento é o uso de vídeo no marketing digital.

Se você ainda não sabe como utilizar vídeos como estratégia de marketing ou ainda não está convencido do poder que eles têm, continue lendo este post e descubra!

Motivos para utilizar vídeo no marketing digital

Os vídeos já são considerados o melhor conteúdo disponível na internet e principal preferência da audiência, com um consumo que cresce a cada dia. Uma prova disso é que hoje o Youtube, maior plataforma desse tipo de mídia, possui mais de 1 bilhão de usuários.

Como as pessoas são muito visuais, utilizar vídeos que mostrem a atividade da empresa e outros conteúdos relacionados a ela pode ser muito útil na hora de escolher uma estratégia de marketing.

Além de se comunicar com seu público, por meio do vídeo é possível construir um relacionamento mais próximo e confiável com os consumidores, o que resulta em melhores resultados.

Vantagens de utilizar os vídeos em sua estratégia

São didáticos

Os vídeos são uma forma inteligente de se comunicar com seu público-alvo e divulgar especificações e funcionalidades de seu produto ou serviço de maneira simples e que se fixa mais facilmente na cabeça de quem consome o conteúdo. Isso favorece a lembrança de sua marca quando um problema ou necessidade que sua empresa pode sanar surge no dia a dia do cliente.

O vídeo é uma ferramenta que quebra barreiras linguísticas e aproxima empresa e público, pois permite que os produtos ou serviços oferecidos sejam mostrados em ação e não apenas descritos em um texto — o que torna o conteúdo mais convincente e impactante.

Quando o espectador compreende melhor seu negócio, ele se torna mais confiante em escolher sua marca no momento de decisão de compra.

Podem ser controlados               

Outra grande vantagem desse formato de comunicação é que a empresa pode controlar o conteúdo que será entregue ao seu público antes de sua veiculação.

Textos e fotos podem ser mal interpretados, utilizados fora de contexto ou mesmo alterados, o que pode gerar situações desagradáveis e até mesmo constrangedoras à empresa. Já um vídeo é muito mais difícil de ser distorcido ou adulterado.

Em uma época onde a credibilidade faz toda a diferença, é fundamental trabalhar para transmitir ao público uma mensagem consistente e sem margem para enganos.

Podem ser compartilhados

Não há quem resista ao desejo de compartilhar com os amigos aquele vídeo que despertou algo interessante. Seja por ser engraçado, inspirador ou mesmo estranho, quando o conteúdo do vídeo é bom e chama a atenção, a tendência de quem assiste é não ignorá-lo, mas mostrar para outras pessoas.

Por isso, essa é uma estratégia de marketing que se revela uma excelente forma de ser divulgado por outros sem trabalho ou custo adicional!

São fáceis de serem consumidos            

Um dos motivos que faz com que as pessoas prefiram consumir um conteúdo em vídeo é a possibilidade de fazer outras coisas ao mesmo tempo enquanto escuta o que está sendo transmitido. Um texto, por sua vez, exige que o consumidor pare tudo que precisa fazer para efetuar a leitura, o que nem todo mundo consegue graças à correria do dia a dia.

Pesquisas apontam que o simples fato de utilizar a palavra “vídeo” no título de um e-mail aumenta suas taxas de abertura, assim como incorporar um vídeo ao corpo do e-mail aumenta a taxa de conversão.

Aponta-se que atualmente, em média, 70% das pessoas estão mais propensas a assistir a um vídeo do que a ler um artigo. Por causa dessa facilidade de consumo é que está cada vez mais comum a utilização de vídeos em e-mails, sites e redes sociais.

Englobam vários aspectos

A principal ideia do uso de vídeos é transmitir informações e conteúdos relevantes para a audiência. Porém, mais do que isso, a estratégia pode servir para fazer com que as pessoas estabeleçam vínculos com a empresa e confiem nela.

O melhor de tudo é que um canal de conteúdos permite que a empresa trabalhe com vídeos segmentados sobre os mais diversos assuntos, o que serve para fortalecer ainda mais sua marca e sua presença online.

Um caminho interessante nesse aspecto é a possibilidade de acrescentar vídeos com testemunhos de clientes que já usaram seu produto ou serviço. Além de gerar identificação no espectador e a sensação de que a empresa valoriza a opinião de seu público, um depoimento favorável pode aumentar consideravelmente sua credibilidade.

Vale dizer ainda que a comunicação constante com as pessoas por meio dessa mídia — seja para tirar dúvidas ou explicar melhor alguns pontos — pode servir para manter as pessoas em contato e favorecer que caminhem pelo funil de vendas.

Prendem a atenção

O vídeo é uma estratégia que permite provocar diversas emoções em quem assiste. A música de fundo e as expressões corporais e faciais de quem transmite a informação servem para atrair e prender a atenção do público.

Uma boa alternativa para esse propósito é transmitir conteúdos ricos e relevantes por meio de webinars. Reservar informações valiosas para essas ocasiões serve para capturar contatos e estabelecer um relacionamento mais próximo com os potenciais clientes, já que para ter acesso a elas, a audiência provavelmente não se importará em deixar seu e-mail, por exemplo.

Para isso, é importante utilizar uma plataforma confiável e que não fique travando, o que pode produzir frustração e resultados contrários ao esperado. Com um conteúdo de valor para o público, é possível reunir informações de qualidade sobre os consumidores que serão úteis para novas estratégias.

Como foi possível ver, os vídeos podem ser um diferencial para a comunicação empresarial e gerar benefícios em vários níveis. Ao oferecer conteúdo de qualidade, você aproxima sua marca do público-alvo, gera contatos qualificados e ganha autoridade e credibilidade.

É importante dizer que para lançar vídeos no mercado também é preciso ter um longo planejamento, definição das estratégias e convicção sobre onde a empresa quer chegar com essa prática.

Porém, é um trabalho que vale a pena, já que outra grande vantagem é que estes vídeos podem ser facilmente inseridos nas redes sociais, o que aumenta ainda mais suas chances de visibilidade.

Agora que você já sabe melhor sobre a importância do vídeo no marketing digital, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo mais que falamos por aqui!