Você já deve ter ouvido alguém falar que a primeira impressão é a que fica, certo? Mas, além do atendimento ao cliente, você já relacionou isso à marca da sua empresa?

A criação de uma identidade visual que consiga comunicar a essência da organização é essencial para qualquer negócio, sendo responsável, em grande parte, pelo sucesso e a força com que o seu nome ecoa no mercado — e como o divide com seus concorrentes.

Se a sua empresa conseguir construir uma marca de destaque, o cliente será capaz de lembrar do logotipo e de outros elementos de forma mais fácil. Isso te ajuda a ganhar a sua preferência e a fidelizá-lo, o que é particularmente importante em mercados cada vez mais competitivos.

Pensando nisso, neste artigo vamos te explicar como funciona a construção de uma identidade visual e a sua importância para os setores da empresa. Acompanhe e confira!

 

 

O conceito de identidade visual

Você também já ouviu falar que alguns produtos se vendem sozinhos, apenas pela apresentação da sua embalagem? Ou que as marcas devem estar todos os dias na mente dos seus clientes? Pois essas proezas são possíveis com a criação de uma identidade visual bem-feita, que posiciona fortemente a empresa no mercado.

Basicamente, a identidade visual é o conjunto de elementos que representam a essência da organização em todo e qualquer material de comunicação e divulgação. O logotipo é apenas uma pequena parte dessa estratégia. Todos os seus demais elementos, como símbolos e letras, devem representar o conceito, a cultura e o posicionamento da empresa.

Ao dar valor à sua identidade visual e construir os seus materiais de acordo com ela, você consegue passar uma imagem de organização, eficácia, seriedade e confiança, com um tom profissional que muitos dos seus concorrentes não têm. Vejamos, então, como são criados esses elementos:

 

 

O processo de construção

Como dissemos, a identidade visual ajuda muito no processo de construção de marcas fortes, que ficarão na lembrança de seu consumidor. Sabe quando passamos a nos referir a um determinado tipo de serviço ou produto utilizando o nome de uma marca? Isso ocorre devido a um grande trabalho de marketing. São exemplos disso a Bombril, Xerox e Qboa.

Logo no início, é preciso atentar-se no valor da marca, ou seja, a ideia por trás dela, seus valores, sua missão e sua visão. Esses aspectos devem ser notados em qualquer peça de comunicação produzida pela empresa, desde o seu logo até o design em imagens criadas para publicação nas redes sociais.

A cor verde e símbolos que remetem à sustentabilidade podem ser elementos interessantes para marketing do setor agrícola, ao passo que o amarelo tem mais associação com ambientes alegres, podendo ser usados para representar parques infantis, por exemplo.

Mas a paleta de cores utilizadas não são o único elemento importante para a construção de uma identidade visual. A tipografia é outro desses itens, podendo variar de tamanho e padrão transmitindo os conceitos que a marca quer passar como valor.

E esse trabalho não é apenas para imagens para publicações em redes sociais, ok? A padronização deve acompanhar qualquer material que for utilizado para comunicação da empresa. Seja em banners, cartões de visita, assinaturas de e-mail, brindes, layout do site, blog, anúncios, entre outros.

Quer um exemplo de como funciona uma identidade visual? Linhas retas podem significar seriedade, rigidez, enquanto flexibilidade é melhor representada por elementos com curvas. O logotipo da Coca-Cola, por exemplo, é reconhecido em praticamente qualquer lugar do mundo, não importando o tamanho, devido ao seu tom vermelho e suas letras circulares.

Você consegue pensar em outros logotipos inesquecíveis? Se quiser mais exemplos, basta procurar no Google Imagens por logotipos de empresas de um determinado setor e identificar semelhanças entre eles, como cores, símbolos e letras.

 

 

As vantagens da identidade visual

Bom, agora que você já entendeu a importância de criar uma identidade visual para fortalezar uma marca no mercado e ganhar a simpatia e preferência do consumidor, entenda como a estratégia pode ser benéfica para diversos setores de uma organização!

 

Financeiro

Uma identidade visual construída assertivamente promove maior rentabilidade, pois economiza tempo e dinheiro. Isso ocorre devido à criação de raízes da marca no mercado, fazendo com que a sua comunicação seja reconhecida facilmente e reduzindo os investimentos em marketing.

Além disso, ao passo que a empresa tem mais credibilidade entre os consumidores, esses investimentos ficam mais baratos ao longo do tempo, o que aumenta o LTV (Lifetime Value, ou Valor do Tempo de Vida do Cliente) — que é, basicamente, o retorno que ele traz à empresa fazendo compras recorrentes.

 

 

Recursos Humanos

Uma marca forte no mercado proporciona orgulho aos seus colaboradores e promove engajamento, não só entre os clientes externos, mas também os internos. E essa interação gera mais credibilidade à empresa e maior sensação de vínculo. O nome dessa estratégia é endomarketing.

 

 

Compras

Devido à reputação que uma marca forte tem no mercado, a companhia passar a chamar atenção de novos fornecedores, que a procuram oferendo descontos e propostas especiais para um início de parceria. Afinal, eles veem na organização profissionalismo, comprometimento, seriedade e oportunidades de contratos mais longos.

 

 

Vendas

O setor comercial é diretamente impactado pelo sucesso da marca e implementação de uma identidade visual. Isso porque os consumidores tendem a preferir produtos ou serviços que passem uma imagem mais profissional.

Essa imagem pode estar em meios digitais ou mesmo físicos, como uma embalagem bem desenhada com informações importantes sobre a empresa, contendo o site institucional, telefone, endereço e logotipo. Além disso, a identidade visual posiciona a marca no mercado de acordo com persona que deseja alcançar.

Enfim, diante de tudo isso, já deu para entendeu a importância que a identidade visual tem para o processo de criação da marca e do seu posicionamento como referência no mercado, certo?

A estratégia tem o objetivo de passar tudo o que é reproduzido em textos e comerciais sobre o conceito da marca por meio de cores, formatos e outros elementos. E, como vimos, isso não só aproxima a empresa do cliente como beneficia diversos setores da organização!

 

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