marketing é uma área de atuação muito diversificada em que novas ferramentas de trabalho surgem com a velocidade da tecnologia. Logo, ficar por dentro dos principais termos de marketing é fundamental para o profissional se destacar nesse mercado tão competitivo e acirrado.

Pensando nisso, elaboramos este post com os 15 termos de marketing mais comuns e que devem fazer parte do seu conhecimento e vocabulário profissional. Eles ajudam a compreender as novas tendências de marketing digital. Confira!

1. B2B

Business-to-Business (B2B) – Empresa para Empresa, ou seja, é um termo utilizado para descrever empresas que fornecem produtos ou serviços para outras empresas.

2. B2C

Business-to-Consumer (B2C) – Empresa para Consumidores. O termo se refere às empresas que vendem produtos ou serviços diretamente aos consumidores finais.

3. Blended Marketing

Estratégia que combina o marketing tradicional (offline) com o marketing digital (online). Trata-se de uma estratégia integrada que tem como objetivo transmitir a mensagem que a marca deseja para alcançar o sucesso.

4. CAC

Customer Acquisition Cost (CAC) – Custo de Aquisição de Clientes. Trata-se de um cálculo que mostra o investimento médio em estratégias diretas para a empresa conquistar seus clientes.

Essa métrica é muito importante para qualquer estratégia de marketing, pois contribui significativamente para a tomada de decisões conscientes. Além disso, ajuda a controlar o orçamento das campanhas, evitando desperdícios de recursos e consequentes prejuízos.

5. Comunicação Interna/Externa

comunicação interna tem suas ações voltadas para os colaboradores. Sua principal função é alinhá-los e engajá-los aos objetivos e discursos da companhia. Para tanto, são estabelecidas e incentivadas condutas que vão de encontro ao que a organização prega.

Já comunicação externa é aquela que tem a função de transmitir a imagem desejada pela empresa para o público externo. Trata-se de um conjunto de atividades que inclui propaganda, assessoria de imprensa, branding, gestão de redes sociais, entre outras.

6. CRM

Customer Relationship Management (CRM) – Gestão de Relacionamento com o Cliente. É um conjunto de programas que possibilita o acompanhamento de tudo o que está relacionado aos clientes e potenciais consumidores de uma organização.

O CRM concentra o cadastro de todos os clientes e o registro de todas as ocorrências de serviço e atendimentos, além de acompanhar todas as informações como histórico de compras, canais de contato (e-mail, telefone, mídias sociais etc.) e preferências.

7. CRO

Conversion Rate Optimization (CRO) – Otimização da Taxa de Conversão. Esse termo refere-se a um processo que tem como objetivo aumentar a taxa de conversão de visitantes ou seguidores em clientes, usando técnicas de design, testes etc..

Sua função é criar uma experiência para os usuários capaz de convertê-los em consumidores. O CRO pode ser aplicado em sites, redes sociais, Call-to-Action (CTA) e outras estratégias do marketing digital para aumentar a sua eficiência.

8. Inbound Marketing

Inbound marketing ou marketing de atração refere-se a um conjunto de estratégias de marketing que visam atrair a atenção e interesse das pessoas e convertê-las em clientes voluntariamente.

Nessa nova forma de marketing digital, uma empresa se promove por meio da criação e compartilhamento de conteúdos de qualidade em blogs, e-books, newsletters, podcasts, vídeos, whitepapers, SEO e outras estratégias de marketing de conteúdo.

9. KPI

Key Performance Indicator (KPI) – Indicador-Chave de Desempenho. É uma ferramenta de medição utilizada pelas empresas para medir o nível de desempenho de uma ação ou um conjunto de ações para alcançar os objetivos organizacionais.

Em uma campanha de marketing digital é necessário visualizar as metas para cada ação executada. Assim, eles são utilizados como indicadores de desempenho para verificação de cada meta específica — o número de visitantes de um blog, por exemplo — e permitem um acompanhamento instantâneo no decorrer das ações.

Os KPIs produzem informações que facilitam o entendimento do rumo da campanha, de maneira que, mesmo aqueles que têm poucos conhecimentos técnicos sobre marketing digital são capazes de compreender.

10. Lead

Lead significa todo potencial consumidor do seu negócio, ou seja, uma pessoa que tem interesse real nos produtos ou serviços que a sua empresa oferece.

Ele denomina o registro dessas pessoas por meio de alguma informação, por exemplo, o e-mail com o qual sua empresa estabelecerá um meio de comunicação com esse cliente em potencial. Esse é um dos termos de marketing mais presentes no dia a dia dos profissionais.

11. LTV

Lifetime Value (LTV) – Valor do ciclo de vida do cliente. É uma métrica do marketing e vendas que faz uma projeção do lucro líquido gerado por um cliente para todo o relacionamento futuro.

O cálculo do LTV leva em consideração o valor do seu ticket médio e o tempo do relacionamento dos seus clientes com a empresa. Dessa forma, para calculá-lo você precisa multiplicar um pelo outro:

LTV = valor ticket médio x tempo de relacionamento com os clientes.

Exemplo: suponhamos que seu ticket médio seja de R$ 350,00 e o seu tempo médio de retenção, de 9 meses.

LTV = R$ 350,00 x 9 = R$ 3.150,00

12. Persona

Persona (ou avatar) é a figura semifictícia de um cliente ideal, ou seja, a síntese de comportamento do consumidor perfeito. Esse perfil traçado pelas empresas permite compreender quais os desejos e objeções dos consumidores e serve como um guia para toda a estratégia de marketing.

A criação da persona é baseada em dados reais como informações demográficas (idade, localização, renda etc.) e psicográficas (interesses, motivações, objetivos, desafios, preocupações e razões para a compra).

13. ROI

Return On Investiment (ROI) – Retorno sobre investimento. É o cálculo utilizado para saber se o dinheiro investido em marketing está se revertendo em lucros ou não. Ele garante que a empresa realize apenas ações lucrativas e não perca tempo e recursos com estratégias que não funcionam.

14. SEO

Search Engine Optimization (SEO) – Otimização da ferramenta de busca. É um conjunto de técnicas e estratégias que permitem aumentar os acessos de um site e, consequentemente, melhorar o seu posicionamento em pesquisas orgânicas nos sites de busca. Em outras palavras, o SEO aumenta a visibilidade de um site, alcançando mais pessoas que estão procurando por um determinado produto ou serviço.

Vários componentes são utilizados em uma estratégia de SEO: títulos, títulos de imagens, palavras-chave, links de entrada, estrutura de links internos, estrutura e design do site, comportamento dos visitantes, entre muitos outros.

15. Teste A/B

Finalizando a nossa lista de termos de marketing, eis aqui uma ferramenta poderosa que serve para testar e comparar duas versões de uma mesma página — apresentadas aleatoriamente aos visitantes — e ver a que mais converte.

O Teste A/B permite criar mecanismos para melhorar a taxa de conversão de um site para aumentar as vendas. Pode ser aplicado quando a empresa quer implementar algo novo em seu site, mas ainda não consegue avaliar se terá os resultados esperados ou, ainda, se alguma coisa no template do site não está funcionando.

Como você pode perceber, todos esses termos de marketing são importantes para a estratégia da empresa, pois cada um corresponde a ações voltadas para um único objetivo: aumentar a lucratividade.

Agora que você já conhece os principais termos utilizados atualmente na área de marketing, compartilhe nas suas redes sociais e ajude seus amigos a terem acesso a conteúdos de qualidade!