A comunicação empresarial já deixou de ser opcional, e faz cada vez mais parte do planejamento estratégico das organizações dos mais variados portes. Com resultados efetivos e comprovados por todos os públicos, ela aperfeiçoa o fluxo de informações internas e a interação entre a marca e o mercado, impulsionando os negócios.

Ela pode ser dividida em dois grandes blocos: a comunicação interna e a comunicação mercadológica. Mas ambos têm igual importância no que diz respeito a relacionamento com pessoas, conhecimento de mercado, valor institucional e demais critérios para a construção e a vitalidade de uma marca sólida.

A essência da comunicação empresarial é encontrada na própria organização: em seus atributos, sua cultura, seu posicionamento, e até nos hábitos de seus colaboradores. E, para usar esse rico substrato de maneira estratégica, as agências de comunicação são grandes aliadas.

De fato, selecionar uma empresa que cuidará da reputação e influenciará o relacionamento entre a sua marca e os públicos é uma tarefa complexa, que exige análise criteriosa. Então, para te ajudar, listamos alguns critérios essenciais na hora de escolher a sua agência parceira.

Interessado? Continue lendo e confira!

Por que contar com uma agência de comunicação empresarial?

As agências de comunicação complementam os times de comunicação e marketing das empresas, e oferecem recursos e tecnologias que, em conjunto com os clientes, dão origem aos mais refinados e efetivos planos de atuação.

Assim, ao contar com uma agência especializada você abre possibilidades de contato com novas variáveis, pesquisas mais aprofundadas, tecnologias e ferramentas mais avançadas. E ainda têm acesso à expertise de um grupo de profissionais especializados.

Dessa forma, você potencializa a capacidade e as oportunidades de construir uma base de comunicação vencedora para a sua empresa. Mas não é só isso!

A ideia de que contar com uma agência parceira fará você gastar rios de dinheiro é um mito. Na verdade, trata-se de um investimento com excelente custo-benefício, especialmente se você contar com uma agência séria, responsável e capacitada.

O que avaliar ao escolher uma agência?

Toda boa parceria é sustentada por confiança e transparência, não é mesmo? A relação com as agências segue essa mesma tônica. Portanto, antes de firmar uma parceria, atente-se aos seguintes critérios:

  • reputação da empresa: faça uma pesquisa sobre a atuação, serviços e o que mais for determinante para você;

  • portfólio: avalie os trabalhos e os resultados alcançados. Certifique-se de que a forma de trabalhar da agência é coerente com o que você espera;

  • capacitação da equipe: verifique se a agência conta com profissionais qualificados e comprometidos;

  • experiência em seu segmento: pode não ser um fator determinante, mas é interessante considerar a experiência e o conhecimento da agência no campo de atuação do seu negócio, sobretudo em setores mais específicos e complexos.

Quais resultados esperar dessa parceria?

Agora, você deve estar se perguntando quais benefícios, exatamente, uma agência pode oferecer à sua empresa. Pois, a seguir, selecionamos os principais:

Conhecimento apurado dos públicos essenciais para seu negócio

Conhecer, a fundo, as preferências, o comportamento, as expectativas e o perfil do seu cliente é básico para a elaboração de todo plano de comunicação e marketing. Seja no âmbito das vendas, seja no do relacionamento.

E uma agência bem estruturada conta com profissionais e recursos capazes de levantar e filtrar esses dados para serem usados da maneira mais eficiente. Esse trabalho também pode ser usado em conjunto com o setor de RH, para políticas de motivação, relacionamento interno e engajamento, como mostraremos mais à frente.

Maior entrosamento entre as equipes

A integração entre as equipes é um dos pilares do fluxo de informações, da produtividade e da qualidade de vida no trabalho. Por isso, uma das frentes de atuação das agências é auxiliar o RH e os setores de comunicação a incentivarem o bom relacionamento interpessoal entre os colaboradores e os setores.

Com uma estratégia bem executada, pode-se esperar que a formação de laços entre as pessoas será uma consequência natural.

Mais engajamento na causa da empresa

Uma vez que a empresa conhece as pessoas que a formam e tem interesse em constituir, realmente, um time, o índice de engajamento do colaborador sobe notoriamente.

A comunicação incentiva o sentimento de pertencimento à empresa e mostra ao funcionário que ele é parte fundamental e realizadora do sucesso da organização. E, em relação aos clientes e demais públicos (como imprensa, governo, fornecedores, entre outros), a lógica é bem similar.

As pessoas passam a conhecer e acreditar na missão da marca, e criam laços, se sentem conectadas e aptas, inclusive, a exigir atitudes e posturas das marcas.

Credibilidade com o público

Pautada pela transparência, a comunicação empresarial leva o público para dentro das organizações. Faz com que tenham uma visão clara dos valores, da atuação e do posicionamento, ou seja, a forma como a empresa trabalha. Enfim, torna essas pessoas parte de tudo

Tal aproximação gera confiança não apenas no produto ou no serviço, mas também na própria “personalidade” da empresa. Assim, o trabalho da agência é um dos alicerces que sustentam essa relação de confiança e de troca.

Em extensão a essa boa relação, vêm junto a consolidação da reputação da empresa, o fortalecimento da marca e o aumento do valor institucional. E a empresa se torna referência em seu segmento, podendo ser até uma propagadora de novas ideias e tendências.

Crescimento nas vendas

O aumento das vendas também vem como produto de um relacionamento bem construído com o cliente e da reputação forte e confiável de uma empresa. Até porque, como já dissemos, esses são critérios amparados por uma comunicação empresarial efetiva.

Observe que, em diversos mercados, as organizações mais consolidadas, com faturamentos altíssimos, são as que investem e valorizam todos os aspectos da sua comunicação — seja ela interpessoal, interna ou mercadológica. Enfim, contar com a expertise de profissionais especializados faz toda a diferença.

E é importante ainda ressaltar que, para construir uma comunicação empresarial realmente estratégica e capaz de gerar resultados concretos, a interação entre você, a sua equipe e a agência é importantíssima.

A equipe externa entende do mercado da comunicação e do marketing, enquanto você e seus colaboradores entendem da sua empresa, dos valores, das forças e dos pontos a melhorar.

Portanto, avalie todos os aspectos necessários para fazer uma escolha segura e a favor dos seus negócios. Encare esse contrato como uma verdadeira parceria, afinal, todos os envolvidos têm o mesmo objetivo, que é o sucesso da sua organização.

E aí, gostou do nosso post? Então, se quer entender ainda mais sobre como a comunicação empresarial e o marketing podem decolar o seu negócio, entre em contato com a gente agora mesmo!