Possuir um logotipo bem elaborado e uma marca forte é essencial para qualquer empresa — afinal, são eles que a caracterizam e transmitem os seus valores. E é por isso que a contratação de uma agência de design se faz tão importante.

Atualmente, os clientes estão cada vez mais exigentes, não só com a qualidade dos produtos, mas com o atendimento e, principalmente, com o posicionamento das empresas. Então, como transmitir todas essas informações ao cliente de modo simples e efetivo?

É o que veremos no post de hoje! Continue lendo e descubra por que a sua empresa precisa investir em design:

Por que investir em design?

O design representa uma atividade altamente estratégica para a empresa, e tem por objetivo transmitir uma mensagem ou ideia de maneira visual, seguindo regras e padrões que podem ser replicados em massa, sem problemas.

Assim, é por meio dele que a empresa consegue alinhar e padronizar a sua comunicação visual em todos os canais utilizados, sejam eles online ou offline. Imagine a grande confusão na cabeça do cliente se, em cada canal utilizado pela empresa, a informação visual utilizada fosse diferente!

Além desse fator, podemos citar a diferenciação em relação aos seus concorrentes, e a possibilidade de agregar valor à marca.

Onde utilizar o design?

Bom, muito além do logotipo e das postagens em redes sociais, a utilização do design deverá ser empregada em todas as peças produzidas pela empresa. Vejamos, agora, algumas das possibilidades:

Logotipo

O primeiro passo para ganhar o coração de um cliente é fazer com que ele sinta empatia por sua marca. Mas como? Por meio da elaboração de um logotipo que transmita os valores da empresa e seu posicionamento de mercado. E que seja visualmente atrativo, é claro!

Essa não é uma tarefa simples, logo, contar com uma agência de design é essencial. Ao possuir um logotipo bem elaborado, você transmitirá credibilidade aos seus clientes.

Do contrário, tendo um logotipo mal feito, a mensagem que você transmitirá ao público será de falta de cuidado ou desleixo — algo que pode colocar a credibilidade de sua empresa em cheque.

Identidade visual de PDV

Se você quer vender o seu produto, ele deverá ter algum destaque, algo que chame a atenção do cliente para si.

No PDV (Ponto de Venda), você pode utilizar diversos materiais para chamar essa atenção, como móbiles, adesivos (paredes e chão) e faixas de prateleira. Se você está fazendo uma ação de degustação, por exemplo, podemos incluir um balcão personalizado, um avental e um uniforme para o promotor, entre outros.

Além desses materiais, é interessante colocar panfletos e folhetos explicativos sobre o seu produto, para fornecer informações completas ao cliente.

Embalagens

Há algum tempo, a cerveja Brahma recebeu uma nova identidade visual, deixando a sua lata branca de lado, e adotando a cor vermelha. Você sabe por que isso aconteceu? Simples: ela precisava se destacar de seus concorrentes na prateleira.

A maior parte das latas de cerveja, naquela época, eram brancas com um brasão estampado. Então, ela passou a se destacar e ficar mais visível, pois o vermelho chama mais atenção no mercado.

Com os produtos da sua empresa, ocorre o mesmo. Você precisa se diferenciar dos demais concorrentes, e é aí que entra o design. Só uma agência de design será capaz de elaborar um layout único e especializado para o seu produto.

Experiência do cliente

Como dissemos, a utilização do design de forma padronizada em todos os canais de comunicação utilizados pela empresa garantirá ao cliente uma experiência única, independentemente de qual canal ele está utilizando.

Para construir uma relação com a sua marca, o público precisa sentir segurança em todos os aspectos e pontos de contato. Se cada material tem um design diferente, isso acarretará em insegurança para o cliente que, possivelmente, recorrerá a um dos seus concorrentes que demonstre ter mais credibilidade.

Quais são as vantagens de contar com uma agência de design?

Como você pode perceber, o design e a identidade visual de uma empresa são extremamente importantes, e devem ser elaborados com todo o cuidado e atenção — o que somente uma agência especializada poderá oferecer.

Para entender isso melhor, vejamos algumas das vantagens de contratar uma agência de design:

Profissionalismo

A primeira grande vantagem de se trabalhar com uma agência de design é que a sua identidade será produzida por profissionais altamente capacitados, o que resultará em um trabalho de qualidade garantida.

Para desenvolver o logotipo e o design dos materiais da sua empresa, eles farão um estudo dedicado sobre ela, sobre o seu mercado e todo o cenário que a envolve, incluindo o perfil do seu público-alvo.

Com todas essas informações, não há dúvidas de que o resultado representará fielmente a cultura e o posicionamento da sua empresa, transmitindo credibilidade aos seus clientes.

Imagem e reputação positiva

O design de uma empresa está diretamente ligado à imagem e à reputação dela — além de se mostrar uma poderosa ferramenta na comunicação empresarial.

Assim, transmitindo claramente o seu posicionamento por meio de seus materiais, a empresa ganha mais credibilidade frente aos clientes e fornecedores, mas também fortalece a confiança da sua equipe interna, uma vez que eles passam a se sentir parte de uma empresa forte.

Em outras palavras, um design bem elaborado transmite a personalidade da empresa de modo consistente, estabelecendo uma conexão emocional com seus clientes, uma vez que ela terá um significado importante para esse grupo.

Custo-benefício

Você pode até pensar que contratar uma agência que seja capaz de realizar tudo isso é algo muito caro, mas não é. Na verdade, o custo está diretamente relacionado ao retorno que a sua empresa terá ao contar com um design atraente.

Isso porque a construção de uma marca forte é capaz de gerar valor para a sua empresa, garantido que o seu produto seja mais atrativo e se destaque de seus concorrentes no ponto de venda, tornando-se, assim, um diferencial competitivo muito importante.

Gostou do nosso post? Ficou interessado em saber o que mais uma agência de design pode fazer pela sua empresa? Então, entre em contato com a equipe da 2 Design e descubra mais sobre os nossos serviços!