Já parou para pensar na importância da visibilidade online de uma empresa no mercado atual? Em um tempo em que as decisões de compras do consumidor se baseiam em pesquisas feitas pela internet e conteúdos encontrados no mundo virtual, o marketing digital tem se tornado a melhor ferramenta para aumentar essa visibilidade.

Continue lendo e entenda por que é tão importante ser encontrado de forma online e como fazer com que sua empresa se destaque.

Quais pontos devem ser analisados?

Planejamento

Parece meio óbvio dizer que o primeiro passo deve ser planejar as ações que levarão a empresa a conquistar seus objetivos, mas muitas ainda não têm o devido cuidado nessa etapa e acabam desperdiçando tempo e recursos por não saberem exatamente onde se quer chegar e os meios para tal.

É fundamental começar traçando quais são os objetivos em curto, médio e longo prazo, para em seguida estabelecer o cronograma de atividades, definir o orçamento a ser utilizado e escolher de que forma os resultados serão analisados.

Alguns exemplos de objetivos, que podem variar de acordo com o tipo de negócio, são: aumento no número de clientes, aumento no ticket de consumo dos clientes atuais e atração de um público diferente.

Somente com metas claras é possível chegar às estratégias certas, pois cada uma depende de diferentes iniciativas, que serão determinadas no planejamento de marketing.

Nesse momento de planejar, a empresa precisa definir também como será sua comunicação com seu público. Por causa disso, é essencial conhecer o máximo possível quem é esse público para facilitar a definição da linguagem a ser utilizada e os canais de comunicação que serão mais eficientes.

Público-alvo

Um estudo sobre o público-alvo da empresa é o que vai garantir que as estratégias traçadas no planejamento vão atingir as pessoas certas. O que funcionou perfeitamente bem e alcançou resultados extraordinários em outras empresas pode não funcionar em nada para o seu negócio se o perfil do seu público é diferente.

Cada público reage de uma forma diversa, por isso é imprescindível conhecer a fundo quais são as características, necessidades, posicionamento, preferências e prioridades das pessoas com quem sua empresa deseja se comunicar.

É preciso muito cuidado na criação da persona de uma empresa. Qual sua faixa etária? Quais seus hábitos de consumo? Com que frequência compra seu produto? Quanto ela está disposta a pagar pelo que você vende? Estas são algumas questões que direcionarão com quem se deve ou não falar.

Quando o marketing digital tem um público-alvo bem definido, crescem suas chances de conseguir criar estratégias eficientes, reduzir seus custos e aumentar sua taxa de conversão.

Conteúdo relevante

Depois de saber com quem falar, a próxima missão da empresa é suprir seu público-alvo com um conteúdo relevante, capaz de atrair, encantar e, por fim, fidelizar seus clientes.

Atualmente, a modalidade que mais se destaca no marketing digital é o chamado marketing de conteúdo, que busca engajar o público com conteúdo de qualidade com o intuito de gerar novos negócios, tendo como foco a utilização de canais como blog e redes sociais.

Um ponto importante sobre essa estratégia é que não basta produzir conteúdo, mas ele precisa ser compartilhado da maneira certa para impactar seu público-alvo.

Como grande parte dos consumidores baseia suas decisões de compra em pesquisas na internet, é essencial que a empresa empenhada em ganhar mais visibilidade online produza e divulgue conteúdo relevante.

Nessa etapa, é necessário conhecer a jornada de compra dos clientes para que os conteúdos entregues abranjam todo o percurso: na descoberta do problema, nas comparações de opções, até chegar ao momento da decisão de compra.

Para atrair o maior número possível de potenciais clientes é importante explorar os diversos formatos de conteúdo, como imagens, vídeos e textos.

Estratégias digitais

Depois dos passos anteriores, é hora de construir a presença digital da empresa. Para começar, é necessário definir estratégias de SEO, que vão garantir que a marca apareça bem posicionada nos resultados dos mecanismos de busca, como o Google.

Como a primeira impressão é a que fica, é fundamental que o blog ou site da empresa seja bem estruturado e atraente, pois é para lá que os clientes serão direcionados. Como hoje em dia as pessoas acessam a internet em dispositivos diversos, o site também precisa ser responsivo, ou seja, se adaptar a qualquer tamanho de tela.

O blog é visto atualmente como a principal ferramenta do marketing digital para ampliar a visibilidade online de uma marca e é nele que vai estar o conteúdo relevante que já falamos anteriormente.

Por fim, é necessário que a empresa se faça presente nas redes sociais onde seu público está, pois o alcance de canais como Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube cresce a cada dia.

Vale ressaltar que cada rede social exige uma linguagem diferente e o conteúdo precisa ser distribuído de acordo com as características de cada um desses canais. É preciso identificar o potencial de cada rede e, principalmente, compartilhar conteúdo com regularidade em cada uma delas.

Qual a importância da visibilidade online?

Atrai novos clientes

Quanto mais sua empresa é vista na internet, maiores as chances de atrair novos clientes e ter um aumento nas vendas.

Estando presente em canais diversos e oferecendo conteúdo que atinja o interesse do seu público-alvo, cresce o número de visitas em seus perfis e site, consequentemente, os produtos e serviços oferecidos se tornam mais conhecidos.

Fortalece a marca

Uma marca com forte presença online se torna mais conhecida e mais confiável. Além disso, quando seu negócio se torna conhecido do público, os potenciais clientes que se identificam com a personalidade e posicionamento da marca ficam mais aptos a avançarem para a etapa seguinte no funil de vendas.

Ajuda com a concorrência

A presença online pode ser uma forma de se destacar da concorrência. Independentemente do nicho de mercado, uma boa estratégia de marketing digital é capaz de fazer com que uma empresa se destaque.

Para isso, é importante também prestar atenção às estratégias utilizadas pelos concorrentes, para desenvolver ideias novas e garantir vantagem.

Melhora o relacionamento com o público

A presença nas redes sociais é uma forma de ter um contato mais próximo com os clientes e torná-los fãs de sua marca, de forma que se tornem também divulgadores do seu negócio.

A possibilidade de responder online às dúvidas e reclamações dos consumidores de forma rápida gera credibilidade. O relacionamento regular com o público também garante a nutrição dos leads.

E-mails e newsletters são uma boa estratégia para se fazer presente no dia a dia do público e prezar pelo relacionamento com ele.

Agora que você já sabe a importância da visibilidade online da empresa e como aumentá-la, confira também nosso artigo que fala sobre e-branding e por que é importante posicionar sua marca no mundo online.