Nem todas as necessidades comunicação de uma empresa serão atendidas em uma agência de propaganda. Normalmente, esse tipo de empresa é focada em estratégias de publicidade para a promoção de produtos e serviços dos seus clientes e não faz, por exemplo, a assessoria de imprensa, o endomarketing ou o marketing digital da organização.

Em um mundo cada vez mais conectado, as necessidades de comunicação também se tornam mais interligadas. E é nesse contexto que surgem as agências  de comunicação integrada, que conseguem oferecer serviços capazes de atender todas as demandas dos seus clientes que envolvam a comunicação.

Neste artigo, explicaremos melhor a diferença de uma agência de comunicação integrada para outras soluções, como a agência de propaganda. Boa leitura!

Qual a diferença de agência de propaganda para agência de comunicação integrada?

A principal diferença entre uma agência de propaganda e uma agência de comunicação integrada é área de atuação de cada uma. Enquanto a primeira é focada exclusivamente em publicidade, a segunda atende todas as necessidades de comunicação de uma empresa, incluindo assessoria de imprensa, comunicação interna, redes sociais, identidade visual e gestão da marca.

O surgimento das agências de comunicação integrada está relacionado à maturidade do mercado de comunicação como um todo.

Se no passado empresas contratavam agências de propaganda para suas ações de publicidade, assessorias de imprensa para o seu relacionamento com a mídia tradicional e agências de marketing digital para o fortalecimento da sua presença na web, com o avanço das tecnologias e técnicas de comunicação, isso mudou.

As demandas de comunicação se tornaram cada vez mais dependentes umas das outras e qualquer ação promocional precisa acontecer de forma coordenada em todos canais de mídia que a empresa tem acesso.

Se existem diversas agências e setores de uma empresa cuidando da estratégia de comunicação, ironicamente a comunicação entre elas pode se tornar um problema: é complicado definir até onde vão as responsabilidades de cada uma e, se elas se sobreporem, a coerência das ações será comprometida.

Quais são as vantagens de uma agência de comunicação integrada?

A principal vantagem de uma agência de comunicação integrada é justamente a coerência: em vez da confusão de ter várias empresas diferentes cuidando das demandas do cliente, a agência de comunicação integrada é um único cérebro com vários braços.

Ela consegue coordenar as integrações entre as diferentes áreas com suavidade e sinergia. Isso evita que a mensagem de uma campanha nas redes sociais destoe daquela veiculada na TV ou mesmo do discurso da assessoria de imprensa. Com mais coerência, a estratégia de comunicação da empresa funcionará melhor

Uma agência de comunicação integrada também é mais eficiente na hora de mensurar os resultados de campanhas e ações realizadas pela empresa. Como ela não se limitará em avaliar o impacto apenas em uma área de atuação restrita como as agências de publicidade, ela consegue dar uma visão mais certeira do desempenho da estratégia de comunicação e marketing da organização.

E por fim, vale a pena comparar os investimentos: contratar uma única agência de comunicação integrada sai muito mais barato do que ter diversos fornecedores na área. Além disso, o relacionamento entre empresa e apenas uma entidade externa também é facilitado.

E agora que você já sabe a diferença entre uma agência de propaganda e uma agência de comunicação integrada, descubra por que contratar uma agência especializada muda seu negócio!