Nem só de anúncios comerciais e campanhas de vendas são feitas as estratégias de marketing de uma empresa e, tampouco, sua lucratividade. Com os avanços tecnológicos e maior acesso à informação, os consumidores também mudaram seu comportamento em relação à forma de comprar.

Preço baixo, boa localização e demais fatores funcionais, somente, não garantem a efetivação da compra. Os públicos de uma marca esperam mais dela. A reputação, a postura ética, o relacionamento com comunidades, entre outros, passaram a influenciar, e muito, as decisões do consumidor.

Assim, entra em cena o marketing institucional. Trata-se de um braço do marketing voltado para atributos relacionados à identidade da marca, a seu comportamento, filosofia, imagem gerada pelo consumidor e reputação. É uma maneira indireta de promover vendas e você não tem ideia do quanto é eficaz!

Coloque-se como cliente: você compraria algo de uma empresa desconhecida, ou famosa pela falta de ética em seu processo produtivo? Contrataria um profissional com baixa reputação — o “ruim de serviço” — para resolver sua demanda? É nesse caminho que localiza-se o marketing institucional e vamos lhe apresentar informações valiosas para você começar a utilizá-lo o quanto antes em sua empresa.

O que é marketing institucional online?

O termo “marketing institucional” é definido por estratégias e ações que fortaleçam a marca e promova uma boa imagem da organização no mercado e entre seus públicos. O interessante é que isso vale para os ambientes online e offline.

Quando realizado no ambiente online, ele ganha características específicas, que são coerentes com a cultura e o universo virtual. Adaptamos, portanto, o composto de marketing ao formato da internet. Por exemplo:

  • a linguagem a ser utilizada nas campanhas;
  • o formato das peças;
  • a rapidez da interação com clientes;
  • e o volume de informações entregues aos públicos, entre outros.

Por que investir em marketing institucional?

Um plano de marketing institucional bem articulado e integrado ao plano global de marketing traz crescimento e muitas outras vantagens para as organizações. Entre essas vantagens, as principais são essas: 

Fortalece a marca

O marketing institucional mostra a empresa como uma fornecedora de soluções, benefícios, status e desejos atendidos. Conecta-se com o cliente e torna possível a prática do branding.

A partir dessa abordagem da marca, como se ela fosse uma "pessoa", cria laços com os clientes, gera repercussão positiva e posiciona a empresa como forte e bem-vista no mercado.

O fortalecimento de marca é um dos pilares da fidelização, do marketing de relacionamento e do sucesso de diversas outras vertentes do marketing — inclusive no ambiente digital.

Além do mais, com o fortalecimento da marca, a empresa se torna referência em termos de inovação, experiência e conhecimento.

Torna públicas as conquistas da empresa

Ao trabalhar apenas a abordagem em vendas, a imagem que os clientes criam da marca fica voltada exclusivamente para o produto e para o preço. As conquistas de valor humano, a expertise e atuação social, no caso, ficam apagadas.

É importante que o cliente e a sociedade sejam abastecidos com informações da realidade da empresa em seu viés organizacional, cultural e agente social. O marketing institucional atende essa demanda do cliente e mostra as construções da empresa, que são mais profundas que a venda propriamente dita.

Expande as oportunidades de negócio

Como dissemos, o marketing institucional favorece a relação de confiança entre público e organização. Afinal, é muito mais seguro e confortável investir dinheiro, expectativas e oportunidades em uma marca que você conhece, acompanha e confia.

E esteja certo de que, somente apresentando produtos e preços, vai ser bem difícil despertar essa percepção do cliente.

O que o marketing institucional online tem a oferecer para sua empresa?

Além dos benefícios do marketing institucional como um todo, quando praticado no ambiente digital, os resultados para as empresas são potencializados. Dessa forma, podemos destacar:

Aproximação maior com o público estratégico para seus negócios

O marketing em seu braço institucional, por si só, favorece a aproximação entre o público e as organizações. No contexto digital, com todos os recursos de levantamento de dados e mensuração, essa potencialidade é ainda mais evidente e efetiva, pois é possível chegar diretamente às pessoas que realmente têm interesse pelo seu produto.

Maiores recursos para medir ROI

As ações de marketing digital, mesmo quando atreladas às estratégias institucionais, são facilmente mensuradas. Há uma vasta gama de softwares capazes de gerar dados refinados e estratégicos para o seu negócio — bem diferente do modo offline, que dá resultados pouco específicos.

Redução do custo com as ações de marketing institucional

Além de ser mais específico e gerar dados concretos para as marcas, a atuação no ambiente digital tem orçamentos e taxas de investimentos mais baixos. Com a verba de apenas uma aparição na TV, por exemplo, é possível alcançar espaços e resultados bem maiores.

Por onde começar?

Uma estratégia de marketing institucional precisa seguir alguns passos básicos para alcançar resultados significativos e favoráveis para a empresa. Veja só de onde você deve partir para garantir o sucesso de sua atuação:

Conheça o perfil e o interesse de seu público

Esse é o primeiro e o mais básico passo de todos. É por meio do conhecimento profundo dos seus públicos que você será capaz de atender o que eles esperam, solucionar seus problemas e ser referência para eles.

E é também por meio desse levantamento de informações fundamentais que você conseguirá descobrir os canais mais adequados e estratégicos para dialogar com suas personas e posicionar seus produtos.

Se você não faz essa pesquisa e não dá a devida atenção a essa parte, será um verdadeiro milagre se sua ação der certo!

Faça um bom planejamento

O planejamento é a bússola para todas as estratégias a serem traçadas e para todas as ações de campanhas. Por mais que o ambiente digital pareça mais simples, é essencial planejar e mensurar cada etapa.

Faça um plano de ações, cronogramas editoriais e de publicação, por exemplo, para que a organização não perca o controle dos investimentos e do trabalho.

Produza materiais relevantes para a persona do seu negócio

Para ser atraente e criar uma conexão forte com seus públicos, é fundamental apresentar conteúdos que sejam úteis para a persona. Por isso, invista em formatos diversificados e trabalhe temas que sejam, de fato, relevantes para a vida e os negócios de sua persona.

Viu só como o marketing institucional, sobretudo trabalhado no universo digital, pode contribuir para o crescimento de sua empresa e dos negócios? Agora é colocar a mão na massa e começar já a montar seu plano! Além disso, se você gostou do conteúdo, assine nossa newsletter para continuar acompanhando!