A importância de uma boa comunicação com os clientes só tem aumentado. Novos concorrentes surgem a cada dia, com inovações em seus produtos e propostas de valor. Além disso, os clientes estão mais exigentes, buscando por melhores experiências e empresas que ofereçam mais benefícios durante a jornada de compra.

Diante disso, absolutamente todas as empresas precisam se comunicar com o seu público-alvo de alguma forma. Afinal, como eles vão saber por que devem escolher a sua solução, ou mesmo que a sua empresa existe?

Mas a maneira como você faz isso pode variar, o que impacta diretamente na percepção que eles têm de você. Assim, para ter bons resultados e criar o posicionamento desejado os gestores têm investido na comunicação estratégica dos seus negócios.

Neste post, trouxemos as principais informações sobre a comunicação estratégica, a sua importância e os benefícios de se adotar uma agência para trabalhar essa frente do seu negócio. Continue lendo e confira!

O que é comunicação estratégica?

A palavra comunicação vem do termo em latim “communicare”, que significa “partilhar, participar de algo, tornar comum”. Nesse sentido, trata-se de um processo de troca de informações entre duas entidades, chamadas receptor (responsável por criar a informação) e emissor (responsável por interpretá-la).

No meio corporativo, as empresas são emissoras diretas de informações sobre os seus produtos, serviços, diferenciais, vantagens e benefícios, bem como sobre a sua imagem. Já os clientes são os receptores, interpretando as mensagens recebidas de diferentes formas.

Mas os clientes também são emissores, pois recebem essas informações das empresas e podem, ou não, transformá-las em novos conteúdos transmitidos entre os seus círculos sociais, como trabalho, família, amigos e mesmo desconhecidos, usando a internet como canal de comunicação.

E é por causa desse potencial que os consumidores têm de emitir informações (boas ou ruins) sobre a sua empresa que a comunicação estratégica é tão importante. Ela consiste, grosso modo, em criar e disseminar informações de forma estratégica, pensando em como o receptor — ou seja, o público-alvo — a receberá e interpretará.

Quais são os principais motivos para investir em comunicação estratégica?

Mercado competitivo

Como falamos, independentemente do tipo de negócio ou segmento atendimento, o mercado está cada vez mais competitivo. Novas soluções e empresas surgem todos os dias, com modelos de negócio inovadores, comunicações bem-feitas e diferenciais competitivos atraentes, o que dificulta o trabalho das empresas que não investem em sua comunicação.

Consumidores mais exigentes

Com o crescimento de soluções disponíveis, os consumidores ficam mais exigentes em relação ao produto e ao serviço comprado. Afinal, ele está sendo disputado e, nessas situações, quem oferece a melhor opção, ganha.

Com a percepção de um mercado com muitas opções, eles exigem melhores ofertas, e é muito comum barganhar no preço. Para que isso não aconteça, muitas empresas investem em uma estratégia de comunicação para se posicionar como um produto diferenciado, que fornecerá uma experiência única para o cliente.

A ideia é que o cliente não está comparando produtos iguais, porque alguns deles são “únicos”.

Além disso, os consumidores estão cada vez mais conectados, comprando no meio online ou usando esse canal como parte de sua jornada de compra. Seja para pedir sugestão de produtos ou mesmo para avaliar um deles após sua experiência, os clientes se comunicam muito mais na internet e nas redes sociais.

Isso significa que você deve usar mídias digitais para se comunicar? Nem sempre, mas ainda é importante tomar cuidado com a comunicação criada. Muitas empresas cometem erros que acabam expostos na internet, se espalhando em questão de minutos.

Prejuízos por pequenos erros

Pequenos erros podem se tornar o fim da empresa. Imagine colocar a palavra errada em um anúncio e ser taxada como uma empresa que não respeita as mulheres, por exemplo? Mesmo que não seja o caso, a informação já terá sido passada, e desconstruir uma imagem negativa dessas não é uma tarefa simples.

Por isso, a comunicação feita de forma estratégica é essencial para evitar esses problemas e garantir que o posicionamento correto será passado.

Redução de gastos

Por fim, adotar a comunicação estratégica significa ainda usar apenas os canais que fazem sentido para a empresa, otimizando as ações e trazendo retorno positivo não só em imagem criada, mas também em vendas e reconhecimento.

Lembre-se de que o uso inteligente de poucos canais custa menos à empresa do que usar todos os canais disponíveis de forma aleatória.

Quais são os benefícios de contratar uma agência?

A tarefa de criar uma boa comunicação estratégica não é simples. O campo de comunicação é complexo e muda constantemente, em conjunto com a mudança dos clientes. Por isso, contratar uma agência especializada no assunto é uma boa estratégia.

Dentre os diferentes benefícios oferecidos, podemos citar:

Conhecimento profundo no assunto

Uma agência especializada tem equipes treinadas e especializadas em diferentes campos da comunicação e de negócio. Por isso, compreende as necessidades da sua empresa e o seu público, sabendo qual será a melhor estratégia para o negócio.

Custos definidos

Outra vantagem de contratar uma agência é que ela pode oferecer um projeto completo, e de custo já definido. Isso garante uma boa gestão financeira para a sua empresa, sem surpresas que comprometam o seu fluxo de caixa.

Execução no prazo

As agências também garantem que todas as ações definidas em projeto serão executadas no prazo estabelecido em contrato. Isso aumenta a segurança em confiar a sua estratégia de comunicação a outra empresa.

Garantia de resultados

Cada projeto possuirá um ou mais objetivos, que a agência garante entregar. Assim, sabe-se que o investimento tem retorno garantido, melhorando os resultados da empresa mesmo com os gastos com a agência.

Suporte técnico

Algo comum em boas empresas é a disposição de profissionais de apoio para a operação e execução da estratégia, bem como o suporte no uso de ferramentas e softwares que a empresa precise adotar.

Estratégia completa

Por fim, vale ressaltar que ao contratar uma agência você contrata uma estratégia completa de comunicação. E isso inclui diferentes canais, mensagens e formatos de divulgação, cada um pensado especificamente para atingir os objetivos do seu negócio.

Enfim, entendeu como a comunicação estratégica é importante para o seu negócio? Acha que uma agência é ideal para te ajudar nesse processo? Então entre em contato com a gente!