Toda empresa é um organismo vivo que estabelece uma rede de relações entre pessoas e grupos interdependentes. Logo, a comunicação corporativa precisa ser trabalhada de maneira global e estratégica para ser altamente eficaz na excelência dos relacionamentos e para a gestão do negócio.

A comunicação influencia diretamente nos processos da organização, bem como em seus desempenhos, e ainda contribui para a integração dos colaboradores e das suas lideranças. Além disso, ela reflete na imagem empresarial, otimizando os serviços, aumentando a produtividade e sobretudo os lucros.

Quando uma empresa não se comunica bem, está comprometendo seriamente o seu crescimento e os problemas como equipes desmotivadas, fornecedores que perdem a confiança e clientes insatisfeitos não tardam a aparecer. A comunicação é uma ferramenta que promove a sinergia para a companhia alcançar os resultados almejados. Portanto, a sua boa qualidade é fundamental.

Ao longo do texto você vai encontrar informações valiosas, que contribuirão para estabelecer uma comunicação corporativa eficaz na sua empresa. Acompanhe!

Comunicação corporativa na prática

A construção de uma comunicação eficaz não pode ser reduzida a mera transmissão de mensagens, ao contrário, ela é a criação de um ambiente que permite a interação e integração entre os dois lados que participam, fornecendo e adquirindo informações.

Dessa forma, todas as decisões empresariais devem envolver uma comunicação clara, consistente, objetiva e completa até mesmo nas mais cotidianas. É importante sempre lembrar que tudo isso influenciará na maneira como o receptor interpretará a mensagem recebida.

Qualquer tipo de comunicação mal feita — independente da forma — pode atrapalhar o processo de propagação da linguagem corporativa. Assim, um planejamento de comunicação bem estruturado, com objetivos previamente estabelecidos, facilita as ações de comunicação de forma atenta à missão e valores defendidos pela organização.

Um processo de comunicação eficiente tem por objetivo:

  • conseguir um fluxo de mensagens dinâmico (informação, feedback e coordenação);

  • transmitir as mensagens importantes a todos os destinatários;

  • estimular a participação eficaz;

  • tornar as equipes de trabalho coesas;

  • facilitar e agilizar procedimentos;

  • aumentar a eficácia operacional.

  • apoiar a tomada de decisões.

Comunicação estratégica

A comunicação estratégica é um fator determinante para a sobrevivência e desenvolvimento de qualquer empreendimento. Em razão disso, a empresa deve alinhar suas ações de comunicação ao planejamento estratégico.

A estratégia da comunicação passa necessariamente por alguns pontos importantes, vamos a eles:

Três perguntas simples

O quê? Quem? Como? Essas três perguntas simples ajudarão a definir as ferramentas e abordagens corretas da estratégia.

  • O quê? O que sua empresa quer exatamente comunicar? Essa pergunta serve para definir os grupos e categorias de informações que deverão ser estrategicamente trabalhadas para cada tipo de público.

  • Quem? Quem será o público atingido por determinadas categorias de informações de forma específica, sem que os demais sejam acionados?

  • Como? Definidos o público e a categoria de informação a ser comunicada, é o momento de definir como essas informações serão comunicadas, ou seja, por quais canais de comunicação.

Planejamento e processo

A estratégia da comunicação corporativa requer o desenvolvimento de processos de comunicação e fluxos de informação, para que ao longo do tempo se disseminem e se efetivem em canais constantes.

Esse desenvolvimento, no entanto, exige planejamento: primeiro, para traçar, desenvolver e implantar o processo; e segundo, para monitorar e medir seus resultados.

Organização em função do tempo

Toda estratégia precisa ser programada por meio de um calendário. Tal organização cronológica deve compreender tanto o calendário em si, ou seja, quando as informações circularão, assim como a periodicidade, isto é, quantas vezes as informações serão divulgadas.

A organização em função do tempo permite que as empresas avaliem objetivamente os resultados de suas ações de comunicação, realizando um levantamento comparativo de períodos e retornos, além de poder identificar pontos que necessitem um redirecionamento.

Embaixadores da comunicação

A estratégia da comunicação empresarial ainda pode contar com os chamados embaixadores da comunicação. Esses “embaixadores” são capazes de doutrinar, liderar e mover pessoas, potencializando os constantes fluxos de informação e processos de comunicação.

Estágios mais avançados da comunicação em nível estratégico passam a utilizar esses influenciadores para atingir o público-alvo de maneira mais eficiente e assegurar que as mensagens cheguem ao destinatário de forma mais rápida e sem erros.

Ainda que não sejam oficialmente nomeados como representantes ou comunicadores, essas pessoas são capazes de comunicar e disseminar, quer estejam formalmente ligados a essa função ou não. Observe os líderes de seu empreendimento e encontrará naturalmente os candidatos para essa função.

A comunicação como estímulo de engajamento

A forma com que uma empresa se comunica está diretamente ligada à maneira com que ela e seus gestores trabalham sua cultura organizacional que, consequentemente, interfere no clima organizacional.

É um plano introduzido na cultura da organização que permite, por meio dos canais e suportes adequados, atender às necessidades de comunicação tanto dos profissionais quanto dos grupos que a constituem.

Uma comunicação interna constante e verdadeira com seus colaboradores é fundamental para que eles se sintam mais importantes e reconhecidos dentro da organização. Desse modo, estarão mais dispostos e motivados para realizar suas atividades, gerando melhores resultados no que se refere ao aumento de produtividade e ganhos financeiros.

Portanto, uma comunicação de qualidade torna o clima organizacional muito melhor e mais agradável, fazendo com que os profissionais se sintam mais a valorizados em seu trabalho e mais satisfeitos com a empresa.

Além disso, sua prática é essencial na constituição da imagem da empresa, que também é difundida pelos colaboradores fora do expediente de trabalho.

Utilizando diversos meios de comunicação

Para dialogar e manter um relacionamento saudável e duradouro com seus públicos, as organizações podem utilizar diversas ferramentas. São elas:

Comunicação Interna

Uma gestão eficaz com uma comunicação integrada melhora o clima organizacional, motiva os colaboradores reduzindo custos e aumenta a rentabilidade dos trabalhos, além de servir de estímulo para estabelecer relações mais duradouras, conferindo empatia e estabilidade no ambiente interno.

Para realizar a comunicação integrada, você poderá fazer uso de uma ou mais ferramentas abaixo:

  • e-mail corporativo;

  • newsletter;

  • murais;

  • jornais e/ou revistas – impressos e/ou on-line;

  • intranet;

  • rede social corporativa;

  • aplicativos;

  • palestras internas;

  • workshops;

  • cursos de capacitação profissional;

  • entre outras ferramentas.

Mídias Sociais

Empresas presentes no mundo on-line, conectadas e engajadas, tendem a possuir um relacionamento mais sustentável com fornecedores e, principalmente, com clientes, além de transmitirem melhor sua imagem e demonstrarem preocupação com a opinião de seu público-alvo.

Uma empresa que aparece, se posiciona, é aberta e transparente quanto a suas políticas e atividades, ganha mais respeito, credibilidade e destaque diante dos colaboradores, dos clientes e da comunidade.

As redes sociais são excelentes ferramentas de marketing e por meio delas a empresa pode divulgar:

  • ações e participações em eventos;

  • presença em todos os âmbitos do mercado;

  • padronização e divulgação da marca (identidade visual);

  • contatos de relações-públicas;

  • entre outros.

Assessoria de imprensa

A assessoria de imprensa é o elo entre a empresa e os veículos de comunicação — TV, rádio, jornais, revistas etc. Esses veículos possibilitam conquistar visibilidade positiva e confiabilidade junto à sociedade, fortalecendo e estabelecendo a imagem da empresa, tornando-a referência no mercado.

Serviços especializados em comunicação corporativa

Nem sempre as empresas dispõem de uma equipe interna para realizar ações de comunicação corporativa de forma adequada e profissional. Nesse caso, é imprescindível contar com o auxílio de serviços especializados em comunicação.

Terceirizar a comunicação é uma ótima alternativa, pois ao contratar uma agência especializada, pode-se dispor de inúmeras vantagens, tais como:

  • competência e profissionalismo;

  • redução de custos;

  • economia de tempo;

  • agilidade na execução;

  • conhecimento das melhores estratégias;

  • entre tantas outras.

A comunicação nas organizações é um fator extremamente determinante para o seu sucesso ou fracasso. Sem uma comunicação corporativa de qualidade, as empresas estão sujeitas a uma série de prejuízos, tanto de ordem financeira quanto de imagem e reputação. Por isso, é fundamental encarar a comunicação como uma ferramenta estratégica para os negócios.

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