Chegamos ao fim de 2017. Com o novo ano batendo à porta, é importante ficar de olho nas tendências de marketing digital que agitarão o segmento em 2018. Ao passo que percebemos a evolução da tecnologia e dos recursos de interação, notamos também o aumento da busca por relações mais humanizadas entre as empresas e o público

E é exatamente isso que as projeções do marketing digital indicam: um estreitamento das relações entre organizações e pessoas, oportunizadas por fatores tecnológicos. 

Nesse contexto, separamos as 5 principais tendências que farão o seu negócio se destacar no mundo digital, aprimorarão o contato com os seus clientes e impulsionarão as oportunidades de crescimento da empresa. Confira a nossa seleção! 

1. Criação de conteúdo original e relevante 

Há alguns anos, a qualidade do conteúdo produzido online vem se destacando como elemento vital para uma presença digital bem articulada e estratégica. Além de ser fonte de credibilidade e criação de autoridade para a sua empresa, um bom material é capaz de atrair, conquistar e fidelizar clientes. 

Em 2018, a tendência é que a importância de se produzir conteúdos criativos, relevantes e diferenciados aumente significativamente. Os consumidores — e também o público em geral — buscam por soluções e não por publicidade pura e simples. Não adianta dizer que o seu produto ou serviço é o melhor, se você não demonstrar ao consumidor que é, realmente, capaz de ajudá-lo. 

Além disso, os materiais originais, produzidos com a identidade da empresa, com a essência da marca e com abordagens coerentes serão a tônica da entrega de conteúdo no próximo ano. 

2. Aumento do uso de vídeos online

E por falar em conteúdo, não é apenas a essência das produções que requer atenção. O formato em que ele será entregue também precisa ser considerado.

As opções audiovisuais como transmissões ao vivo, stories, vídeos tutoriais, vídeos em blogs e em plataformas próprias caíram no gosto popular. Elas passaram a fazer parte do contexto corporativo também. 

E não é uma onda passageira, a produção de conteúdo em vídeo veio para ficar, já que a tendência é só crescer. De acordo com uma pesquisa da Cisco Systems, estima-se que, em 2019, cerca de 80% do tráfego na internet será promovido por vídeos. 

Por isso, comece o quanto antes. Não espere os seus concorrentes saírem na frente. Essa nova forma de se comunicar encaixa-se nos mais diversos segmentos, desde moda, educação, até a indústria e setor agrícola

3. Crescimento da conexão entre online e offline 

Cada vez mais o mundo digital torna-se parte da vida das pessoas e das empresas, ao ponto de já nos confundirmos ao tentar separar o que é online e o que é offline. As duas realidades estão misturadas e sai na frente quem compreende essa fusão na hora de planejar suas ações de marketing. 

É estratégico contemplar todos os pontos de contato com o público de maneira integrada. Uma feira de negócios, por exemplo, acontece no "mundo real" com contato pessoal. Contudo, a divulgação é feita por meio de canais digitais, como as redes sociais. Por isso, em vez de perder tempo separando “mundos” invista em marketing com ações integradas, completas e que entrem em sintonia com o seu público. 

4. Uso intensivo de plataformas de trocas de mensagens

Como dissemos, a necessidade de interação entre as marcas e as pessoas está sendo suprida pela evolução da tecnologia. O consumidor atual relaciona-se com as empresas de uma maneira mais próxima, mais espontânea e em tempo real. 

Não é mais necessário passar um bom tempo enviando uma carta, esperando uma ligação ou até mesmo um e-mail. A interação acontece instantaneamente. Nesse contexto, o chat — aquela ferramenta, nem sempre bem aproveitada — ganha mais espaço no atendimento ao cliente e no diálogo marca-consumidor. 

Com o avanço dos chat bots, já vivenciado em 2017, o que se espera é uma intensificação da interação por esse recurso. Esses “robôs do atendimento” estão cada vez mais inteligentes e, se bem operados, têm muito a contribuir para otimizar a solução de demandas e aumentar a capacidade de atendimento das empresas. Além disso, os atendimentos via chat apresentaram significativas taxas de conversão. 

Vale ressaltar que é indispensável dar um caráter humanizado para essas interações, de modo que o consumidor sinta que está falando com a marca. Aposte no potencial dos chat bots somado ao poder do diálogo com o público. 

5. Ampliação da importância dos influenciadores 

A propaganda e as formas de divulgar produtos, serviços e ideias vêm se transformando junto com a maneira que as pessoas se relacionam entre si e com as marcas. Nessa perspectiva, os anúncios tradicionais estão perdendo espaço no que diz respeito à credibilidade com o consumidor. 

Aos olhos do público, a opinião de alguém “real” que usou o produto e o recomenda tem mais relevância do que uma divulgação paga pela própria marca. Desse modo, para humanizar a forma de difundir os seus produtos, as parcerias com influenciadores estão entre as tendências de marketing digital para os próximos anos. 

E não para por aí. Outra característica da ampliação do poder dos influenciadores está no fato de o público passar a preferir vídeos, recomendações, blogs e comentários de indivíduos comuns, em detrimento da fala de celebridades já consagradas pela propaganda. O “gente como a gente” tende a ganhar mais valor e relevância. 

A tecnologia e a essência das relações humanas são a base das tendências de marketing digital para 2018 — e até para os anos seguintes. Os mais diversos segmentos da economia são influenciados por essas transformações e têm muito a crescer acompanhando as novidades. 

As tendências apontam para os caminhos mais promissores do marketing digital. Contudo, é fundamental que você ajuste as informações e os recursos às características e necessidades de sua empresa. Tratam-se de imensas possibilidades que devem ser inseridas no contexto do seu negócio, para que, assim, os melhores resultados possíveis sejam atingidos.

Não deixe sua empresa de fora. Entre em contato com a nossa equipe e entenda como aproveitar as melhores oportunidades e estratégias relacionadas às tendências de marketing digital em 2018.